LUCK, Heloisa
Correção do fluxo escolar : o caso do Paraná - Brasília : IPEA, 2002 - 42 p. - Texto para Discussão ; 925 .
1 Introdução 2 A pesquisa da distorção idade-série 3 Estudo de caso 4 Descrição dos resultados 5 Resultados quantitavos do projeto 6 Comentários sobre a metodologia do estudo de caso 7 Observações sobre a gestão da implementação de políticas
Este texto apresenta os resultados do estudo de caso piloto sobre o Programa de Correção de Fluxo Escolar do Paraná que integra a pesquisa Uma Avaliação de Impacto dos Mecanismos de Correção do Fluxo Escolar sobre o Desempenho do Sistema Educacional, em realização pelo Ipea. O presente estudo teve dois objetivos, analisar a implantação e implementação do referido Programa pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná e aplicar e testar a metodologia a ser utilizada nos estudos de caso de outros estados que implantaram o referido Programa. O estudo apresenta: (i) o que é a pesquisa da distorção idade-série no ensino fundamental; (ii) o estudo de caso, contemplando os métodos e as possibilidades de aprofundamento do objeto de investigação a partir do mesmo; (iii) o relato dos resultados e o futuro do Projeto; (iv) comentários sobre a metodologia do estudo de caso aplicada ao estudo de implementação de políticas públicas e sua eficácia na identificação de aspectos que funcionam como substrato por trás dos números; e (v) como conclusão, apresentam-se observações sobre a gestão da implementação de políticas e lições preliminares aprendidas
Pesquisa
Política Pública
Política Educacional
Correção do fluxo escolar : o caso do Paraná - Brasília : IPEA, 2002 - 42 p. - Texto para Discussão ; 925 .
1 Introdução 2 A pesquisa da distorção idade-série 3 Estudo de caso 4 Descrição dos resultados 5 Resultados quantitavos do projeto 6 Comentários sobre a metodologia do estudo de caso 7 Observações sobre a gestão da implementação de políticas
Este texto apresenta os resultados do estudo de caso piloto sobre o Programa de Correção de Fluxo Escolar do Paraná que integra a pesquisa Uma Avaliação de Impacto dos Mecanismos de Correção do Fluxo Escolar sobre o Desempenho do Sistema Educacional, em realização pelo Ipea. O presente estudo teve dois objetivos, analisar a implantação e implementação do referido Programa pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná e aplicar e testar a metodologia a ser utilizada nos estudos de caso de outros estados que implantaram o referido Programa. O estudo apresenta: (i) o que é a pesquisa da distorção idade-série no ensino fundamental; (ii) o estudo de caso, contemplando os métodos e as possibilidades de aprofundamento do objeto de investigação a partir do mesmo; (iii) o relato dos resultados e o futuro do Projeto; (iv) comentários sobre a metodologia do estudo de caso aplicada ao estudo de implementação de políticas públicas e sua eficácia na identificação de aspectos que funcionam como substrato por trás dos números; e (v) como conclusão, apresentam-se observações sobre a gestão da implementação de políticas e lições preliminares aprendidas
Pesquisa
Política Pública
Política Educacional