<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › ISBD view
FARIA, Alexanre

Pesquisa intercultural e interdisciplinar em gestão internacional : investigações em marketing internacional e gestão ambiental - Rio de Janeiro : FGV, Set. /Out. 2002

As complexidades emergentes associadas à gestão iinternacional e à globalização vêm demandando o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares e interculturais em diversas áreas de ciências sociais e a constituição de um novo tipo de cultura de pesquisa nas instituições. Este artigo descreve duas investigações focadas em questões culturais, ambas âmbito de gestão internacional, realizadas por dois pesquisadores brasileiros em universidades inglessas: ele, na área de maketing internacional em uma escola de administração; ela na área de gestão ambiental, em um departamento de relações internacionais. Os autores revalam descobertas surpreendentes sobre gestão internacional no Brasil e na Inglaterra e descrevem obstáculos dentro da academia inglesa e soluções desenvolvidas para a legitimação de tais descobertas. A universidade inglesa é descrita, então, como um tipo de instituição total (Goffman, 1961), cujos mecanismos disciplinares e culturais bloqueiam interdisciplinaridade e relevência em pesquisa intercultural. Ao fonal são sugeridas de ação para o desenvolvimento de pesquisa e educação intercultural e internacional no Brasil


marketing
globalização
pesquisa

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha