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Madureira, César

Resultados da formação profissional comportamental dos quadros superiores na reforma da administração pública portuguesa (1996-2001) - Rio de Janeiro : FGV, Nov. /Dez. 2005

Os resultados coletados alertam para o fato de na maioria dos serviços da administração pública portuguesa não existirem os diagnósticos de necessidades formalizados, os planos de formação, a partilha dos sistemas de avaliação com as organizações promotoras, o aprofundamento das mesmas, os centros de formação (principalmente os que produzem formação na área comportamental) e o envolvimento dos serviços clientes em todo o processo formativo. Apesar disso, quadros superiores e dirigentes continuam otimistas no que concerne ao papel da formação comportamental na modernização administrativa. Apesar disso, os resultados revelam inúmeras incoerências e contradições, sendo evidente que, para já, não existe nenhum envolvimento dos funcionários (mesmo tratando-se de quadros superiores), nenhuma articulação das ações de formação comportamental com os (ainda escassos) projetos de modernização administrativa


Comportamento Organizacional
Capacitação Profissional
Reforma Administrativa
Avaliação de Desempenho

Escola Nacional de Administração Pública

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