PACHECO, José
Escola da ponte : formação e transformação da educação - 3. ed - Petrópolis : Vozes, 2010 - 231 p. - Coleção Transições .
1. Para que serve a formação? 2. No princípio, era a ponte... 3. Modelos e conflito de racionalidades 4. Um sentido ambíguo de formação 5. Círculo de estudo 6. Contributos para a compreensão do círculo de estudo 7. Etapas comuns na criação de círculos de estudo 8. Características do círculo de estudos 9. Projeto de formação, projeto político-pedagógico e reelaboração cultural 10. A formação enquanto mediação 11. A formação é a verificação das dificuldades de ensino 12. De uma formação individualista à formação mutualista 13. Valorização dos adquiridos e determinação de necessidades 14. Informalidade 15. A permanência no círculo 16. Integração teoria e prática 17. Autonomias 18. Sinais de emancipação e senso crítico? 19. Identidade e pensamento divergente 20. Inquietações, marginalidade e conflito 21. A democraticidade em democracia se aprende 22. Potencial e limites da formação em círculo 23. Os limites de uma formação continuada que passa pela foramção inicial 24. Contributos para a definição do perfil de um foramdor no círculo 25. Condições do exercício da profissão
9788532636461
Educação
Capacitação Profissional
Didática
Educação Continuada
Pedagogia
Magistério
Brasil
Escola da ponte : formação e transformação da educação - 3. ed - Petrópolis : Vozes, 2010 - 231 p. - Coleção Transições .
1. Para que serve a formação? 2. No princípio, era a ponte... 3. Modelos e conflito de racionalidades 4. Um sentido ambíguo de formação 5. Círculo de estudo 6. Contributos para a compreensão do círculo de estudo 7. Etapas comuns na criação de círculos de estudo 8. Características do círculo de estudos 9. Projeto de formação, projeto político-pedagógico e reelaboração cultural 10. A formação enquanto mediação 11. A formação é a verificação das dificuldades de ensino 12. De uma formação individualista à formação mutualista 13. Valorização dos adquiridos e determinação de necessidades 14. Informalidade 15. A permanência no círculo 16. Integração teoria e prática 17. Autonomias 18. Sinais de emancipação e senso crítico? 19. Identidade e pensamento divergente 20. Inquietações, marginalidade e conflito 21. A democraticidade em democracia se aprende 22. Potencial e limites da formação em círculo 23. Os limites de uma formação continuada que passa pela foramção inicial 24. Contributos para a definição do perfil de um foramdor no círculo 25. Condições do exercício da profissão
9788532636461
Educação
Capacitação Profissional
Didática
Educação Continuada
Pedagogia
Magistério
Brasil