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Administração do processo de inovação tecnologica - São Paulo : Atlas, 1980 - 384 p.

Parte I. Ambiente de ciência e tecnologia e a instituição de pesquisa 1. Ciência e tecnologia: fatores de desenvolvimento sócio-econômico 2. Processo de inovação técnica - a experiência brasileira no setor químico 3. Um caminho para o desenvolvimento tecnológico Parte III. A função de planejamento e controle 4. Técnicas de planejamento estratégico para instituições de pesquisa e desenvolvimento 5. Planejamento de projetos com múltiplas alternativas 6. Estudos de campo sobre um processo de ordenação-q/grupo nominal para a seleção de projetos de pesquisa e de desenvolvimento 7. Considerações sobre a formulação de programa para um instituto de pesquisa 8. Planejamento e controle financeiros em instituições de pesquisa e desenvolvimento 9. Controle de projetos em nível institucional pra instituições de pesquisa 10. Formação de equipes de trabalho em estruturas matriciais 11.Desempenho organizacional na instituição de pesquisa aplicada Parte III. Estrutura organizacional e mudanças organizacionais 12. Algumas características da estrutura matricial 13. Centralização x descentralização: aplicações e laboratórios de instituições de pesquisa e desenvolvimento 14. Resistência à mudança de estrutura em instituto de pesquisa e desenvolvimento 15. Ambiguidade e divisão da autoridade na estrutura matricial 16. Técnicas para definir papéis da gerência de pesquisa 17. Método para avaliação do apoio prestado aos pesquisadores pelos laboratórios de pesquisa Parte IV. O fator humano na pesquisa 18. Algumas considerações sobre a motivação da administração de pesquisa e desenvolvimento 19. Barreiras organizacionais à inovação 20. A função gerencial no processo de inovação tecnológica 21. Problemas atuais de pesquisa e desenvolvimento: formação de recursos humanos para a pesquisa no Brasil 22. Planejamento de recursos humanos técnicos na instituição de pesquisa 23. Avaliação de desempenho de pessoal técnico em instituições de pesquisa e desenvolvimento 24. Estudo empírico sobre características comportamentais de pesquisadores brasileiros em relação à implantação de sistemas de custos Parte V. Marketing na instituição de pesquisa 25. Uma sugestão de componentes de um plano de marketing para institutos de pesquisa no Brasil 26. Marketing em instituições de P&D 27. Fatores de integração de atividades de informação em institutos de pesquisa


Gestão Tecnológica

Escola Nacional de Administração Pública

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