MAGALHÃES, Celso de
O aperfeiçoamento dos servidores do Estado / por Celso de Magalhães. -- - Brasília : ENAP, 2011. - p. 467-471
Inclui bibliografia.
A preocupação com a qualificação do servidor público não é um tema recente. A primeira experiência de profissionalização do serviço público remonta à criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp), em 1938. A existência do órgão permitiu que fosse iniciada reflexão sobre a burocracia de Estado: seu dimensionamento e necessidade de formação e capacitação, entre outras questões. O texto a seguir foi produzido por um dos quadros técnicos do Dasp, em 1942 há cerca de 70 anos. Naquele período já existia preocupação com o aperfeiçoamento constante do servidor. O autor argumenta não somente em favor desse aprendizado constante, mas também pela necessidade de um bom curso de formação inicial para as carreiras, o que segundo ele não era comum naquela época.
Serviço Público
Agente Público
Capacitação Profissional
O aperfeiçoamento dos servidores do Estado / por Celso de Magalhães. -- - Brasília : ENAP, 2011. - p. 467-471
Inclui bibliografia.
A preocupação com a qualificação do servidor público não é um tema recente. A primeira experiência de profissionalização do serviço público remonta à criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp), em 1938. A existência do órgão permitiu que fosse iniciada reflexão sobre a burocracia de Estado: seu dimensionamento e necessidade de formação e capacitação, entre outras questões. O texto a seguir foi produzido por um dos quadros técnicos do Dasp, em 1942 há cerca de 70 anos. Naquele período já existia preocupação com o aperfeiçoamento constante do servidor. O autor argumenta não somente em favor desse aprendizado constante, mas também pela necessidade de um bom curso de formação inicial para as carreiras, o que segundo ele não era comum naquela época.
Serviço Público
Agente Público
Capacitação Profissional