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FILHO, Spartaco Astolfi

Bioprospecção e biotecnologia - Brasília : CGEE, jun. 2014

A Amazônia Legal que ocupa cerca de 60% do território brasileiro, 15% de sua população e a maior biodiversidade do planeta, apesar dos esforços do governo federal, especialmente do MCTI e da Capes, recebe apenas 5 - 7% dos recursos federais para educação e ciência e tecnologia. A região tem baixos índices de IDH e o desmatamento embora tenha diminuído no último ano continua grande. Há um consenso que deve-se desenvolver a Amazônia desenvolvendo um setor bioindustrial, agregando valor a biodiversidade de forma sustentável, conservando os ecossistemas e de forma socialmente justa tanto no que se refere as populações urbanas como as tradicionais ribeirinha e indígenas. Os procedimentos atuais de bioprospecção e biotecnologia permitem a partir da biodiversidade descobrir com eficiência novas substâncias e dessas desenvolver novos bioprodutos agregando dessa forma valor à biodiversidade. A biodiversidade amazônica tem grande potencial para o desenvolvimento de novos: medicamentos, cosméticos, alimentos, inseticidas, herbicidas, corantes, aromatizantes, etc. Diversos importantes programas/projetos foram ou estão desenvolvidos na Amazônia voltados para o conhecimento da biodiversidade, conservação e biotecnologia e tem sido de grande importância para estabelecimento de uma base importante de infraestrutura, de pessoal e de conhecimento da biodiversidade, que entretanto, consideramos insuficientes para o desenvolvimento bioindustrial de forma competitiva principalmente pelo conjunto de marcos regulatórios se mostrar hostil ao desenvolvimento industrial brasileiro competitivo em geral e em particular ao bioindustrial amazônico. Nesse artigo são identificadas e discutidas importantes áreas bioindustriais que podem ser desenvolvidas na Amazônia, a infraestrutura e recursos humanos disponíveis para tal, o ambiente de inovação atual, os fatores limitantes e a ações proativas necessárias para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

Escola Nacional de Administração Pública

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