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MALFERRARI, Carlos

Ciência e destruição - São Paulo : IEA, 2010

Este ensaio vê a ciência como o longo esforço da humanidade para estancar o rio heraclitiano das coisas em perpétuo movimento. Disso adviria conhecimento. Todavia, a aplicação do método indutivo ao estudo de seres vivos exige que esses também sejam estancados – mortos, no limite. A história da biologia dá abundantes exemplos disso, e, modernamente, fetos e embriões têm sido vítimas desse paradigma. Na física, desde o final do século XIX, o estancamento vem gerando igual destruição. O filósofo Crátilo, discípulo de Heráclito e mestre de Platão, na velhice silenciou-se diante da impossibilidade do conhecimento, mas na juventude era um naturalista que acreditava que existe um “nome” correto na natureza para cada ente. O artigo propõe que, a fim de não contribuir para a autofagia da sociedade contemporânea, a ciência precisaria deixar de destruir seus objetos de estudo e aprender a compreender o nome verdadeiro desses

Escola Nacional de Administração Pública

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