<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › ISBD view
JUNG, Carlos Fernando

Uma parceria estratégica para inserção de P&D no ensino de engenharia - Brasília : CGEE, 2007

Este artigo descreve uma experiência didático-pedagógica que vem sendo realizada desde o ano de 2001 em um Curso de Engenharia de Produção da Região Sul. A experiência iniciou a partir de uma parceria com o Programa de Pólos de Inovação Tecnológica pertencente à Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS. Ela tem por finalidade viabilizar a pesquisa e o desenvolvimento de inovações tecnológicas no ambiente de uma faculdade comunitária, a partir de demandas identificadas no contexto produtivo local. Apesar do próprio Ministério da Educação considerar que a pesquisa não constitui atividade obrigatória para as faculdades e centros universitários, referência essa constante no atual Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, a direção, coordenação e professores possuem como pressuposto o princípio de que as atividades condizentes com o trinômio ensino-pesquisa-extensão são indissociáveis e indispensáveis à formação do profissional de engenharia. Esse pressuposto é corroborado na medida em que a atuação do engenheiro volta-se para a geração, produção, e inserção de novas tecnologias no sistema produtivo visando o desenvolvimento regional

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha