JESUS, Deloise de Fátima Bacelar de
O papel político dos agentes públicos na compra direta da agricultura familiar em São Bernardo do Campo / Deloise de Fátima Bacelar de Jesus, Tamara Ilinsk Crantschaninov. - - São Paulo : Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 2017. - 16 p. (421-436 p.) - Cadernos Gestão Pública e Cidadania ; v. 22, n. 73 ; 22365710 .
Inclui bibliografia.
O presente artigo analisa o papel dos atores governamentais, ou seja, do alto escalão, dos dirigentes públicos e da burocracia, na implementação da compra direta da agricultura familiar para a merenda escolar no município de São Bernardo do Campo, que alcançou o direcionamento de 100% dos recursos fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as cooperativas de agricultores. A análise da experiência está baseada no período de sua implementação (de 2009 a 2012), e pode ser caracterizada como qualitativa e de campo. O texto aborda uma discussão teórica sobre o papel dos atores na implementação das políticas públicas, seguida de uma contextualização sobre a experiência de São Bernardo do Campo e da análise do papel dos atores em sua implementação. O artigo conclui que a atuação discricionária e politicamente orientada da equipe envolvida na implementação foi fundamental para atender às diretrizes nacionais.
Agricultura Familiar
Políticas Públicas
Compras Públicas
O papel político dos agentes públicos na compra direta da agricultura familiar em São Bernardo do Campo / Deloise de Fátima Bacelar de Jesus, Tamara Ilinsk Crantschaninov. - - São Paulo : Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 2017. - 16 p. (421-436 p.) - Cadernos Gestão Pública e Cidadania ; v. 22, n. 73 ; 22365710 .
Inclui bibliografia.
O presente artigo analisa o papel dos atores governamentais, ou seja, do alto escalão, dos dirigentes públicos e da burocracia, na implementação da compra direta da agricultura familiar para a merenda escolar no município de São Bernardo do Campo, que alcançou o direcionamento de 100% dos recursos fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as cooperativas de agricultores. A análise da experiência está baseada no período de sua implementação (de 2009 a 2012), e pode ser caracterizada como qualitativa e de campo. O texto aborda uma discussão teórica sobre o papel dos atores na implementação das políticas públicas, seguida de uma contextualização sobre a experiência de São Bernardo do Campo e da análise do papel dos atores em sua implementação. O artigo conclui que a atuação discricionária e politicamente orientada da equipe envolvida na implementação foi fundamental para atender às diretrizes nacionais.
Agricultura Familiar
Políticas Públicas
Compras Públicas