<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › ISBD view
CAMPOS, Suamir Jorge de Azevedo

Compras públicas : estudo de caso da Universidade de Brasília / por Suamir Jorge de Azevedo Campos. -- - Brasília : UnB, 2013. - 61 p. : tabs. ; grafs.

Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de
Economia da Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade da Universidade de Brasília como requisito
para obtenção do título de mestre em Economia, área de
concentração: Finanças Públicas.

Inclui bibliografia.

Sumário LISTA DE FIGURAS LISTA DE GRÁFICOS LISTA DE TABELAS RESUMO ABSTRACT CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 1.1 Objetivos 1.1.1 Objetivo geral 1.1.2 Objetivos específicos 1.2 Estrutura da pesquisa CAPÍTULO 2 - REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Análise de Mercados 2.1.1 Mercado: Conceitos e Definições 2.1.2 Estrutura de Mercado 2.1.3 Concorrência Perfeita 2.1.4 Concorrência Imperfeita - Foco na Oferta (Vendedores) 2.1.5 Concorrência Imperfeita - Foco na Demanda (Compradores) 2.1.6 Imperfeições ou Falhas de Mercado 2.2 Eficiência, Eficácia e Economicidade 2.2.1 Eficiência 2.2.2 Eficácia 2.2.3 Economicidade 2.3 Metodologias utilizadas na formação de preços 2.3.1 A Especificação e Pesquisa de Preços 2.3.2 Os preços na Lei 2.4 Sistema de Compras do Governo 2.5 A Gestão de Compras 2.6 As Compras Públicas 2.7 Procedimentos Licitatórios no Brasil 2.8 Aspectos Jurídico no Processo de Compras 2.9 O Surgimento do Pregão 2.10 Descentralização nas organizações 2.11 O Processo de Compra na Universidade de Brasília CAPÍTULO 3 - MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CAPÍTULO 4 - DESEMPENHO DAS INTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR 4.1 Sistema de Compras Públicas: Cenário Nacional - Governo Federal 4.2 Sistema de Compras nas Instituições de Ensino Superior CAPÍTULO 5 - CONSIDERAÇÕES GERAIS REFERÊNCIAS

É crescente a preocupação da administração pública com suas atividades que envolvem as licitações, com o anseio de adquirir produtos e serviços de qualidade com menos dispêndio possível. Este trabalhou analisou a gestão do processo de compras em uma Instituição Federal de Ensino Superior na sua fase externa das compras; ou seja: desde o recebimento das propostas até a homologação da compra. O referencial teórico abordou definições vinculadas ao assunto e voltadas, principalmente, para modalidade de compras: pregão eletrônico – PE. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, permitiu, a partir da análise documental no portal comprasnet do governo federal, realizar um diagnóstico da situação atual e elaborar sugestões de melhorias no processo de compras da Universidade de Brasília. Na análise dos dados pode-se verificar que a implantação de sistemas de gestão da qualidade pode propiciar melhoria no processo de compras, principalmente em sua fase interna e contribuir para sua economicidade e eficiência, permitindo uma melhor relação entre a área jurídica e desta com a área de compra. Foi, também, verificada a necessidade de mais autonomia da Diretoria de Compras. Tais medidas terão impacto direto no desempenho dos processos, maior economicidade e eficiência, consequentemente.


Compras Governamentais
Pregão (Licitação pública)--pregão eletrônico--(subd. geog.)
Governo Eletrônico--comprasnet
Licitação

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereços:

  • Biblioteca Graciliano Ramos - Campus Asa Sul
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
  • Veja a localização no Google Maps
  • Biblioteca Campus Jardim
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h45
  • +55 61 2020-3768 / biblioteca@enap.gov.br
  • Rodovia DF 001, Km 27,4 - SHIS - Lago Sul
  • CEP 71686-900 - Brasília/DF
  • Veja a localização no Google Maps
<

Powered by Koha