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Fernandez, Rodrigo Nobre

Simulação de Monte Carlo para estimativa do tempo ótimo de contratos de concessão : estudo de caso baseado em rodovias do Rio Grande do Sul / Simulación de Monte Carlo para estimar el tiempo óptimo de los contratos de concesión : estudio de caso basado en carreteras en Rio Grande do Sul. -- Monte Carlo simulation to estimate the concession contracts optimal time : a case study based on Rio Grande do Sul highways. -- por Rodrigo Nobre Fernandez... [et al.]. -- - Brasília, DF : Enap, 2020. - p. 227-249

Inclui bibliografia.

Este trabalho tem por objetivo analisar os contratos de concessão de praças de pedágio existentes no Estado do Rio Grande do Sul no período de 1998 até 2012, utilizando as informações obtidas do Relatório de Acompanhamento do Programa Estadual de Concessão Rodoviária do Rio Grande do Sul (PECR-RS). Para atingir tal meta, emprega-se o modelo de simulação proposto por Ng et al. (2007), o qual utiliza o procedimento de simulação de Monte Carlo, que permite inserir as informações contratuais, de modo a visualizar um possível comportamento das empresas durante a execução dos mesmos. Em suma, os resultados encontrados indicam que, para as praças analisadas com a taxa interna de retorno sendo aquela considerada no projeto básico de exploração, o tempo ótimo simulado foi igual ou menor do que aquele acordado contratualmente. Deve-se destacar que os contratos apresentados pelas concessionárias Rodo Sul e Santa Cruz seriam economicamente inviáveis dentro deste período de tempo. Este trabajo tiene como objetivo analizar los contratos de concesión para las plazas de peaje existentes en el Estado de Rio Grande do Sul de 1998 a 2012, utilizando la información obtenida del informe de monitoreo del Programa Estatal de Concesión de Carreteras de Rio Grande do Sul (PECR) -RS). Para lograr este objetivo, se usa el modelo de simulación propuesto por Nget al. (2007), que utiliza el procedimiento de simulación Monte Carlo, que permite ingresar información contractual, para visualizar un posible comportamiento de las empresas durante su ejecución. En resumen, los resultados encontrados indican que, para las plazas de peaje analizadas siendo la tasa interna de retorno considerada en el proyecto de exploración básica, el tiempo óptimo simulado fue igual o menor que el acordado en el contrato. Cabe señalar que los contratos presentados por los concesionarios Rodo Sul y Santa Cruz serían económicamente inviables dentro de este período de tiempo. This work aims to analyze the concession contracts for toll plazas existing in the State of Rio Grande do Sul from 1998 to 2012, using the information obtained from the Monitoring Report of the State Highway Concession Program of Rio Grande do Sul (PECR-RS) .To achieve this goal, was used the computational model proposed by Ng et al. (2007), which uses the Monte Carlo simulation procedure, which allows entering contractual information, in order to visualize a possible behavior of companies during project execution. In short, the results indicate that for the analyzed plazas, with the internal rate of return being that considered in the basic exploration project, the simulated optimal time was equal to or less than that agreed in the contract. It should be noted that the contracts presented by the concessionaires Rodo Sul and Santa Cruz would be economically unfeasible within this period of time.


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