Estratificação educacional e progressão escolar por série no Brasil (Record no. 28708)
[ view plain ]
000 -LEADER | |
---|---|
fixed length control field | 02345naa a2200205uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER | |
control field | 9041510222919 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER | |
control field | OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION | |
control field | 20190212112424.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION | |
fixed length control field | 090415s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) | |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | RIOS-NETO, Eduardo L. G. |
9 (RLIN) | 36664 |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | Estratificação educacional e progressão escolar por série no Brasil |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | Brasília : |
Name of publisher, distributor, etc. | IPEA, |
Date of publication, distribution, etc. | Dezembro 2008 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | Este trabalho trata dos determinantes do desempenho escolar por meio da progressão em duas séries do ensino fundamental (progressões na 1ª e na 5ª série, uma vez que a 4ª série foi concluída). O trabalho faz uma decomposição do aumento dos anos médios de estudo para as várias coortes que entraram na escola entre 1945 e 1985. Essa decomposição foi feita utilizando o conceito de probabilidade de progressão escolar por série e mostra que as progressões na 1ª e na 5ª série explicam 79% dos ganhos nos anos de estudo no período. Essas duas progressões são, por sua vez, as variáveis dependentes na estimação de um modelo de regressão logística hierárquica. Para tanto, foram utilizados os microdados de 12 Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) das décadas de 1980 e 1990. No primeiro nível de hierarquia foram incluídas as características socioeconômicas das famílias. No segundo, são incluídas variáveis agregadas do local onde a família mora, como a escolaridade média dos professores. O resultado mais importante é que a escolaridade da professora afeta positivamente o intercepto da progressão para a 1ª série e, negativamente, o coeficiente positivo da escolaridade da mãe. Em outras palavras, a escolaridade das professoras é substituto para a escolaridade das mães, mostrando que melhores professores aumentariam o nível e reduziriam a desigualdade na distribuição da educação no Brasil. No caso da progressão na 5ª série o impacto é positivo no intercepto, mas o impacto no coeficiente da escolaridade da mãe não é estatisticamente significativo |
700 1# - ADDED ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | CÉSAR, Cibele Comini |
9 (RLIN) | 36665 |
700 1# - ADDED ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | RIANI, Juliana de Lucena Ruas |
9 (RLIN) | 36666 |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | Pesquisa e Planejamento Econômico: PPE |
Related parts | 32, 3, p. 395-416 |
Place, publisher, and date of publication | Brasília : IPEA, Dezembro 2008 |
International Standard Serial Number | ISSN 01000551 |
Record control number | |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20090415 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1022^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Mariana |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20090415 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1032^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Mariana |
No items available.