"A teoria tem consequências" : (Record no. 30656)
[ view plain ]
000 -LEADER | |
---|---|
fixed length control field | 01985naa a2200217uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER | |
control field | 9110419402737 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER | |
control field | OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION | |
control field | 20190212114130.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION | |
fixed length control field | 091104s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) | |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | MORAES, Maria Célia Marcondes de |
9 (RLIN) | 38188 |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | "A teoria tem consequências" : |
Remainder of title | indagações sobre o conhecimento no campo da educação |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | Campinas : |
Name of publisher, distributor, etc. | CEDES, |
Date of publication, distribution, etc. | mai./ago. 2009 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | A proposta do artigo é levantar a denúncia de que o conhecimento e a ciência estão sob ameaça, notadamente as ciências humanas e sociais, e formular a crítica de que o atual contexto de ceticismo epistemológico e de relativismo ontológico compromete a capacidade de as ciências superarem suas próprias antinomias, tanto no plano explanatório como no do enfrentamento prático de seus problemas. O artigo retoma a frase a teoria tem consequências e argumenta que a teoria pode acentuar o ceticismo generalizado sobre o conhecimento, a verdade e a justiça, tornando-os sem sentido e introduzindo uma boa dose de irracionalismo e niilismo. Em seu lado positivo, a teoria pode oferecer as bases racionais e críticas para desnudar a lógica do discurso que , ao mesmo tempo em que afirma a centralidade da educação, elabora a pragmática construção de epistemologias da prática condizentes com os paradigmas que referenciam pesquisas, reformas, planos e propostas para a educação brasileira e latino-americana. A base teórica do texto é o realismo crítico de Lukács e Bhaskar. |
590 ## - LOCAL NOTE (RLIN) | |
Local note | Conhecimento. Epistemologia da prática. Empirismo. Realismo crítico. Ontologia. |
590 ## - LOCAL NOTE (RLIN) | |
Local note | ISSN eletrônico: 16784626 |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação |
Related parts | 30, 107, p. 585-610 |
Place, publisher, and date of publication | Campinas : CEDES, mai./ago. 2009 |
International Standard Serial Number | ISSN 01017330 |
Record control number | |
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS | |
Uniform Resource Identifier | http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/14.pdf |
Link text | Acesso |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20091104 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1940^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Daiane |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20150911 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1709^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Ana |
No items available.