000 -LEADER |
fixed length control field |
02388nam a2200241uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER |
control field |
3247 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER |
control field |
OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION |
control field |
20190212093643.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION |
fixed length control field |
001113s2008 bl ||||g| |0|| 0 por d |
090 ## - LOCALLY ASSIGNED LC-TYPE CALL NUMBER (OCLC); LOCAL CALL NUMBER (RLIN) |
Classification number (OCLC) (R) ; Classification number, CALL (RLIN) (NR) |
12 |
Local cutter number (OCLC) ; Book number/undivided call number, CALL (RLIN) |
F8661p |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] |
PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE |
Language code of text/sound track or separate title |
por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME |
Personal name |
FREIRE, Paulo |
9 (RLIN) |
3750 |
245 10 - TITLE STATEMENT |
Title |
Pedagogia do oprimido |
250 ## - EDITION STATEMENT |
Edition statement |
13 ed |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. |
Place of publication, distribution, etc. |
Rio de Janeiro : |
Name of publisher, distributor, etc. |
Paz e Terra, |
Date of publication, distribution, etc. |
1984 |
300 ## - PHYSICAL DESCRIPTION |
Extent |
218 p. |
490 0# - SERIES STATEMENT |
Series statement |
O Mundo Hoje ; |
Volume/sequential designation |
v.21 |
505 80 - FORMATTED CONTENTS NOTE |
Title |
- Capítulo I |
-- |
1. Justificativa da pedagogia do oprimido |
-- |
2. A contradição opressores-oprimidos, sua superação |
-- |
3. A situação concreto de opressão e os opressores |
-- |
4. A situação concreta de opressão e os oprimidos |
-- |
5. Ninguém liberta ninguém, ninguém liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão |
-- |
- Capítulo II |
-- |
1. A concepção bancária da educação como instrumento da opressão, seus pressupostos, sua crítica |
-- |
2. A concepção problematizadora da educação e a libertação, seus pressupostos |
-- |
3. A concepção bancária e a contradição educador- educando |
-- |
4. A concepção problematizadora e a superação da contradição educador-educando: ninguém educa ninguém - ninguém se educa a si mesmo - os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo |
-- |
5. O homem como um ser inconcluso, consciente de sua inconclusão e seu permanente movimento de busca do ser mais |
-- |
- Capítulo III |
-- |
1. A dialogidade - essência da educação como prática da liberdade |
-- |
2. Dialogicidade e diálogo |
-- |
3. O diálogo começou na busca do conteúdo programático |
-- |
4. As relações homens-mundo, os temas gerados e o conteúdo programático desta educação |
-- |
5. A investigação dos temas geradores e sua metodologia |
-- |
6. A significação conscientezadora da investigação dos temas geradores |
-- |
7. Os vários momentos da investigação |
-- |
- Capítulo IV |
-- |
1. A antidialogicidade e a dialogicidade como matrizes de teorias de ação cultural antagônicas: a primeira, que serve à opressão; a segunda à libertação |
-- |
2. A teoria da ação antidialógica e suas características: a conquista, dividir para dominar, a manipulação, a invasão cultural |
-- |
3. A teoria da ação dialógica e suas características: a co-laboração, a união, a organização, a síntese cultural |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM |
9 (RLIN) |
12704 |
Topical term or geographic name entry element |
Educação |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM |
Topical term or geographic name entry element |
Pedagogia |
9 (RLIN) |
12230 |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) |
Koha item type |
Livro Geral |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20001113 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
Pieran |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Pierangele |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20080219 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
1116^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Zailton |