000 -LEADER |
fixed length control field |
04291nam a2200241uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER |
control field |
184 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER |
control field |
OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION |
control field |
20190212093224.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION |
fixed length control field |
001018s1979 xx ||||g| |0|| 0 por d |
090 ## - LOCALLY ASSIGNED LC-TYPE CALL NUMBER (OCLC); LOCAL CALL NUMBER (RLIN) |
Classification number (OCLC) (R) ; Classification number, CALL (RLIN) (NR) |
16 |
Local cutter number (OCLC) ; Book number/undivided call number, CALL (RLIN) |
B269c |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] |
PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE |
Language code of text/sound track or separate title |
por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME |
Personal name |
BARRASS, Robert |
9 (RLIN) |
821 |
242 10 - TRANSLATION OF TITLE BY CATALOGING AGENCY |
Title |
Scientists must write |
245 10 - TITLE STATEMENT |
Title |
Os cientistas precisam escrever : |
Remainder of title |
guia de redacao para cientistas, engenheiros e estudantes |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. |
Place of publication, distribution, etc. |
Sao Paulo : |
Name of publisher, distributor, etc. |
T. A. Queiros, |
Date of publication, distribution, etc. |
1979 |
300 ## - PHYSICAL DESCRIPTION |
Extent |
218 p. |
490 0# - SERIES STATEMENT |
Series statement |
Biblioteca de Ciencias Naturais ; |
Volume/sequential designation |
v.2 |
505 80 - FORMATTED CONTENTS NOTE |
Title |
1. Os cientistas precisam escrever |
-- |
2. Os registros pessoais |
-- |
Escrever ajuda a lembrar |
-- |
(Anotaçõse feitas em aula - Registro de trabalhos práticos) |
-- |
Escrever ajuda a observar |
-- |
Escrever ajuda a pensar |
-- |
(A descrição de um experimento - Pensar e recordar - Relatórios sobre o andamento do trabalho) |
-- |
O exercício de escrever |
-- |
3. Comunicações |
-- |
Relatórios internos |
-- |
Cartas e memorandos |
-- |
A comunicação como parte da ciência |
-- |
(O método científico - A publicação dos resultados da pesquisa) |
-- |
A popularização da ciência |
-- |
Exercícios de comunicação |
-- |
(Redação de uma carta - O preparo de instruções) |
-- |
4. Como os cientistas devem escrever |
-- |
Explicação |
-- |
Clareza |
-- |
Inteireza |
-- |
Imparcialidade |
-- |
Ordem |
-- |
Acuidade |
-- |
Objetividade |
-- |
(Expressões teleológicas) |
-- |
Simplicidade |
-- |
Escritos científicos |
-- |
(Como redigir instruções) |
-- |
Escritos não científicos |
-- |
5. Pensar, planejar, escrever e rever |
-- |
O pensar e o planejar |
-- |
(A reunião de idéias e informações - Esboço preliminar - A ordem dos parágrafos) |
-- |
A redação |
-- |
A revisão |
-- |
Praticar a redação de ensaios |
-- |
Técnica de exame |
-- |
(Como preparar exames e atribuir notas - Como usar seu tempo da melhor maneira possível num exame - Como responder às questões de um exame) |
-- |
6. Pensamentos postos em palavras |
-- |
Vocabulário |
-- |
O significado das palavras |
-- |
Termos técnicos |
-- |
(Definições) |
-- |
Abreviaturas |
-- |
Nomenclatura |
-- |
7. O uso das palavras |
-- |
Palavras no contexto |
-- |
Palavras supérfluas |
-- |
(Motivos da prolixidade - A redação de um resumo) |
-- |
8. Ajudando o leitor |
-- |
Decisão sobre o que o leitor necessita saber |
-- |
Escreva com a preocupação de tornar fácil a leitura |
-- |
(Como principiar - Controle - Ênfase - Comprimento das frases - Ritmo - Estilo) |
-- |
Captar e manter a relação do leitor |
-- |
Usar bom vernáculo |
-- |
(Obstáculos à comunicação efetiva - Regras da comunicação eficiente) |
-- |
9. Os números contribuem para a precisão |
-- |
O uso de números |
-- |
(Unidades SI) |
-- |
O uso das tabelas |
-- |
O uso dos gráficos e diagramas |
-- |
10. As ilustrações contribuem para que haja clareza |
-- |
O uso de ilustrações |
-- |
(Fotografias - Desenhos - Diagramas) |
-- |
A arte da ilustração |
-- |
Desenhos para relatórios |
-- |
(Dimensões - Como desenhar) |
-- |
A legenda |
-- |
Ilustrações terminadas |
-- |
(Pontos a verificar nas ilustrações) |
-- |
11. Leitura |
-- |
O trabalho dos outros |
-- |
(Enciclopédia - Manuais - Guias de padronização ou normativos - Diretórios, ou guias - Livros - Resenhas - Periódicos especializados em extratos, ou resumos - Índices - "Current Contents") |
-- |
Anotações feitas durante a leitura |
-- |
Como ler |
-- |
Como fazer uma resenha |
-- |
12. Relatórios e teses |
-- |
As partes de um relatório de pesquisa |
-- |
(Capa - Folha de rosto - Sumário - Introdução - Materiais e métodos - resultados - Discussão - Resumo - Agradecimentos - Lista de referências bibliográficas) |
-- |
Relatório de projetos e teses |
-- |
(Teses - Relatórios de projetos - Avaliação de projetos) |
-- |
13. Preparo do relatório de uma investigação |
-- |
O preparo do manuscrito |
-- |
(Pontos a verificar no manuscrito) |
-- |
O preparo do original datilografado |
-- |
(Instruções para o trabalho de datilografia - Pontos a verificar no original datilografado) |
-- |
O preparo do índice remissivo |
-- |
O preparo do original datilografado para a tipografia |
-- |
(Correspondência com o redator - Pontos a considerar pelos avaliadores, e autores - Direitos autorais - Pontos a verificar na revisão de provas) |
-- |
Resumo |
-- |
(Como preparar, para publicação, um relatório sobre uma investigação ou um artigo) |
-- |
14. Falar sobre ciência |
-- |
O preparo de uma conferência |
-- |
(Avaliação do tempo - Uso do quadro negro - Uso de diapositivos) |
-- |
A palestra |
508 ## - CREATION/PRODUCTION CREDITS NOTE |
Creation/production credits note |
Tradutor: Leila Novaes |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM |
Topical term or geographic name entry element |
Comunicacao |
9 (RLIN) |
11947 |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) |
Koha item type |
Livro Geral |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20001018 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
Pieran |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Pierangele |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20160323 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
1844^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Ana |