<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 424

Contra o método (Record no. 424)

000 -LEADER
fixed length control field 04381nam a2200289uu 4500
001 - CONTROL NUMBER
control field 234
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER
control field OSt
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION
control field 20190212093226.0
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION
fixed length control field 001005s2009 bl ||||g| |0|| 0 por d
090 ## - LOCALLY ASSIGNED LC-TYPE CALL NUMBER (OCLC); LOCAL CALL NUMBER (RLIN)
Classification number (OCLC) (R) ; Classification number, CALL (RLIN) (NR) 3
Local cutter number (OCLC) ; Book number/undivided call number, CALL (RLIN) F434c
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA)
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] PHL2MARC21 1.1
041 ## - LANGUAGE CODE
Language code of text/sound track or separate title por
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME
Personal name FEYERABEND, Paul
9 (RLIN) 3509
245 10 - TITLE STATEMENT
Title Contra o método
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC.
Place of publication, distribution, etc. Rio de Janeiro :
Name of publisher, distributor, etc. Francisco Alves,
Date of publication, distribution, etc. 1977
300 ## - PHYSICAL DESCRIPTION
Extent 487 p.
490 0# - SERIES STATEMENT
Series statement Metodologia das Ciências Sociais e Teoria da Ciência
505 80 - FORMATTED CONTENTS NOTE
Title Introdução
-- A ciência é um empreendimento essencialmente anárquico: o anarquismo teorético é mais humanitário e mais suscetível de estimular o progresso do que susas alternativas representadas por ordem e lei.
-- I. Isso é demonstrado seja pelo exame de episódios históricos, seja pela análise da relação entre ideia e ação. O único princípio que não inibe o progresso é: tudo vale.
-- II. Cabe, por exemplo, recorrer a hipóteses que contradizem teorias confirmadas e/ou resultados experimentais bem estabelecidos. É possível fazer avançar a ciência, procedendo contra-individualmente.
-- II. A condição de coerência, por força da qual se exige que as hipóteses novas se ajustem a teorias aceitas, édesarrazoada, pois preserva a teoria mais antiga e não a melhor. Hipóteses que contradizem teorias vem assentadas proporcionam-nos evidência impossível de obter por outra forma. A proliferação de teorias é benéfica para a ciência , ao passo que a uniformidade lhe debilita o poder crítico. A uniformidade, além disso, ameaça o livre desenvolvimento do indivíduo.
-- IV. Qualquer ideia, embora antiga e absurda, é capaz de aperfeiçoar nosso conhecimento. A ciência absorve toda a história do pensamento e a utiliza para o aprimoramento de cada teoria. E não se respeita a interferência política. Ocorrerá que ela se faça necessária para vencer o chauvinismo da ciência que resiste em aceitar alternativas ao status quo.
-- V. Nenhuma teoria esta em concordância com todos os fatos de seu domínio, circunstância nem sempre imputável à teoria. Os fatos se prendem a ideologias mais antigas, e um conflito entre fatos e teorias pode ser evidência de progresso. Esse conflito corresponde, ainda, a um primeiro passo na tentaiva de identificar princípios implícitos em noções observacionais.
-- VI. Como exemplo dessa tentativa, trago à baila o argumento da torre, de que os aristotélicos se valiam para refrutar o movimento da Terra. O argumento envolve interpretações naturais - ideias tão estreitamnte ligadas a observaçõs, que se faz necessário especial esforço para perceber-lhes a existência e determinar-lhes o conteúdo. Galileu identifica as interpretações naturais que se mostram incosistentes com a doutrina de Copérnico e as susbstitui por outras.
-- VII. As novas interpretações naturais constituem linguagem de observação original e altamente abstrata. São introduzidas e ocultadas, de sorte que não se percebe a modificação havida (método da anamnese). Encerram a ideia da relatividade de todo movimento e a lei da inércia circular.
-- VIII. Dificuldades iniciais provocadas pela alteração vêem-se afastadas por hipóteses ad hoc que, assim, desempenham, ocasionalmente, uma função positiva; asseguram às novas teorias espeçoa para se desenvolverem e indicam o sentido da pesquisa futura.
-- IX. Além de alterar as interpretações naturais, Galileu alterou também as sensações que parecem ameaçar Cópérnico. Admite que tais sensações existam, louva Copérnico por não havê-las considerado e afirma tê-las afastado com o aucílio do seu telescópio. Contudo, não oferece razões teóricas acerca do por que procederia esperar que o telescópio traçasse dos céus um quadro verdadeiro.
508 ## - CREATION/PRODUCTION CREDITS NOTE
Creation/production credits note Título original: Against method
508 ## - CREATION/PRODUCTION CREDITS NOTE
Creation/production credits note Tradutor: Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. Recorre ao pensamento social de influentes autores socialistas e anarquistas para a defesa do seu pluralismo metodológico. São discutidas e questionadas neste livro conhecidas distinções entre contexto da descoberta e contexto da justificação, entre termos observacionais e termos teóricos.
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
Topical term or geographic name entry element Filosofia
9 (RLIN) 11963
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
Topical term or geographic name entry element Anarquismo
9 (RLIN) 13093
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
Topical term or geographic name entry element Socialismo
9 (RLIN) 12055
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
Topical term or geographic name entry element Teoria
9 (RLIN) 12098
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA)
Koha item type Livro Geral
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
-- 20001005
Operator's initials, OID (RLIN) Pieran
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Pierangele
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
-- 20130823
Operator's initials, OID (RLIN) 1249^b
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Pedro
Holdings
Status de empréstimo Status de perda Status de danificação Restrição de uso Não pode ser emprestado Código da coleção Localização permanente Localização atual Fonte de aquisição Total Checkouts Total Renewals Número de chamada Código de barras Date last seen Date last checked out Número de exemplares Preço efetivo a partir de Tipo de material
          Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos Biblioteca Graciliano Ramos Livraria Academica 3   3F434c 10000307 2017-09-29 2017-09-29 1 2017-09-27 Livro Geral

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha