<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 44030

A reinvenção dos corpos : (Record no. 44030)

000 -LEADER
fixed length control field 02124naa a2200193uu 4500
001 - CONTROL NUMBER
control field 3020114503027
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER
control field OSt
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION
control field 20190212140534.0
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION
fixed length control field 130201s2006 bl ||||gr |0|| 0 por d
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA)
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] PHL2MARC21 1.1
041 ## - LANGUAGE CODE
Language code of text/sound track or separate title por
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME
Personal name GAYA, Adroaldo
9 (RLIN) 48003
245 10 - TITLE STATEMENT
Title A reinvenção dos corpos :
Remainder of title por uma Pedagodia da Complexidade
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC.
Place of publication, distribution, etc. Porto Alegre :
Name of publisher, distributor, etc. UFRGS,
Date of publication, distribution, etc. jan./jun. 2006
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. O objetivo deste ensaio é o de reivindicar a presença do corpo humano nas reflexões epistemológicas e pedagógicas. Parte-se da seguinte hipótese: Em tempos pós-modernos, os discursos filosófico e sociológico apontam para a superação da racionalidade iluminista. As propostas pedagógicas procuram perspectivas interdisciplinares, novas formas de configuração curricular e de organização do espaço escolar. Muito seguidamente ouvem-se referências a uma pedagogia da complexidade. Todavia, paradoxalmente, é nesta mesma escola e no âmbito dessa mesma pedagogia que o paradigma do racionalismo iluminista inspirador de uma educação intelectualista permanece, assumindo a herança cartesiana que concebe o corpo como simples extensão da mente. Três temas compõem os argumentos em defesa da hipótese orientadora: (1) Nas escolas de nosso tempo o corpo considerado como res extensa permanece passivo. Enfim, o corpo não vai à escola. (2) As principais correntes epistemológicas sobre a origem do conhecimento, da mesma forma, limitam-se a expressões de um conhecimento predominantemente racional. O corpo permanece ausente de interesse epistemológico. (3) Uma pedagogia que se limita ao exclusivamente racional é míope e, por conseqüência, não pode exigir configurar-se numa pedagogia da complexidade. É necessário recolocar os corpos na epistemologia, na pedagogia e nas escolas. É a reinvenção dos corpos.
773 08 - HOST ITEM ENTRY
Title Sociologias : Complexidade
Related parts 8, 15, p. 250-272
Place, publisher, and date of publication Porto Alegre : UFRGS, jan./jun. 2006
International Standard Serial Number ISSN 15174522
Record control number
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS
Uniform Resource Identifier http://www.scielo.br/pdf/soc/n15/a09v8n15.pdf
Link text Acesso
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA)
Koha item type Periódico
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
-- 20130201
Operator's initials, OID (RLIN) 1450^b
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Juliana
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
-- 20130222
Operator's initials, OID (RLIN) 1426^b
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Carolina

No items available.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha