A reinvenção dos corpos : (Record no. 44030)
[ view plain ]
000 -LEADER | |
---|---|
fixed length control field | 02124naa a2200193uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER | |
control field | 3020114503027 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER | |
control field | OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION | |
control field | 20190212140534.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION | |
fixed length control field | 130201s2006 bl ||||gr |0|| 0 por d |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) | |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | GAYA, Adroaldo |
9 (RLIN) | 48003 |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | A reinvenção dos corpos : |
Remainder of title | por uma Pedagodia da Complexidade |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | Porto Alegre : |
Name of publisher, distributor, etc. | UFRGS, |
Date of publication, distribution, etc. | jan./jun. 2006 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | O objetivo deste ensaio é o de reivindicar a presença do corpo humano nas reflexões epistemológicas e pedagógicas. Parte-se da seguinte hipótese: Em tempos pós-modernos, os discursos filosófico e sociológico apontam para a superação da racionalidade iluminista. As propostas pedagógicas procuram perspectivas interdisciplinares, novas formas de configuração curricular e de organização do espaço escolar. Muito seguidamente ouvem-se referências a uma pedagogia da complexidade. Todavia, paradoxalmente, é nesta mesma escola e no âmbito dessa mesma pedagogia que o paradigma do racionalismo iluminista inspirador de uma educação intelectualista permanece, assumindo a herança cartesiana que concebe o corpo como simples extensão da mente. Três temas compõem os argumentos em defesa da hipótese orientadora: (1) Nas escolas de nosso tempo o corpo considerado como res extensa permanece passivo. Enfim, o corpo não vai à escola. (2) As principais correntes epistemológicas sobre a origem do conhecimento, da mesma forma, limitam-se a expressões de um conhecimento predominantemente racional. O corpo permanece ausente de interesse epistemológico. (3) Uma pedagogia que se limita ao exclusivamente racional é míope e, por conseqüência, não pode exigir configurar-se numa pedagogia da complexidade. É necessário recolocar os corpos na epistemologia, na pedagogia e nas escolas. É a reinvenção dos corpos. |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | Sociologias : Complexidade |
Related parts | 8, 15, p. 250-272 |
Place, publisher, and date of publication | Porto Alegre : UFRGS, jan./jun. 2006 |
International Standard Serial Number | ISSN 15174522 |
Record control number | |
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS | |
Uniform Resource Identifier | http://www.scielo.br/pdf/soc/n15/a09v8n15.pdf |
Link text | Acesso |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20130201 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1450^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Juliana |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20130222 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1426^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Carolina |
No items available.