Sociologia e ensino superior : (Record no. 44194)
[ view plain ]
000 -LEADER | |
---|---|
fixed length control field | 02069naa a2200193uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER | |
control field | 3021412483427 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER | |
control field | OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION | |
control field | 20190212140843.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION | |
fixed length control field | 130214s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) | |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | MARTINS, Carlos Benedito |
9 (RLIN) | 23237 |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | Sociologia e ensino superior : |
Remainder of title | encontro ou desencontro? |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | Porto Alegre : |
Name of publisher, distributor, etc. | UFRGS, |
Date of publication, distribution, etc. | jan./abr. 2012 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos. |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | Sociologias : Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos |
Related parts | 14, 29, p. 100-127 |
Place, publisher, and date of publication | Porto Alegre : UFRGS, jan./abr. 2012 |
International Standard Serial Number | ISSN 15174522 |
Record control number | |
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS | |
Uniform Resource Identifier | http://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a05v1429.pdf |
Link text | Acesso |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20130214 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1248^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Juliana |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20150702 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1357^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Ana |
No items available.