Educação e sociedade democrática : (Record no. 44197)
[ view plain ]
000 -LEADER | |
---|---|
fixed length control field | 02409naa a2200193uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER | |
control field | 3021412571127 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER | |
control field | OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION | |
control field | 20190212140846.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION | |
fixed length control field | 130214s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) | |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | VIRGINIO, Alexandre Silva |
9 (RLIN) | 48145 |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | Educação e sociedade democrática : |
Remainder of title | interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | Porto Alegre : |
Name of publisher, distributor, etc. | UFRGS, |
Date of publication, distribution, etc. | jan./abr. 2012 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | Neste trabalho, procuramos situar o papel da educação na constituição de uma sociedade democrática. A relação entre democracia e educação funda-se na identificação dos predicados da primeira, sobretudo, a partir das contribuições de Karl Mannheim, e nas propriedades da segunda, mormente em sua dimensão política, estribo para a convergência entre processos curriculares e necessidades sociais. Tomando por base a realidade nacional, asseveramos que a construção de uma consciência e personalidade democrática decorre da consecução de uma outra sociabilidade, qual seja, consoante aos valores da reciprocidade e da cooperação, tanto quanto sensível à qualificação dos termos que definem, objetiva e subjetivamente, a qualidade de vida. Tal qualidade decorre, ademais, do desenvolvimento das interpretações críticas e/ou propostas criativas colocadas na e pela experiência cotidiana. Considerando a natureza precária de nossa cidadania, tanto quanto os desafios educacionais em curso, colocamos em relevo o desafio da formação política do educador. Esta dimensão formativa, principalmente se levarmos em conta as carências e dificuldades das classes populares, pode, se observadas e desenvolvidas as relações ético-políticas que permeiam o saber e o fazer docente, conferir um outro cariz, de natureza humanista, ao processo de socialização escolar. Mais do que isso, pode significar a mediação necessária, ainda que não suficiente, entre utopia democrática e sociedade democrática,entre realidade social e contextos de cidadania e entre necessidade da política e mudança social. |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | Sociologias : Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos |
Related parts | 14, 29, p. 176-212 |
Place, publisher, and date of publication | Porto Alegre : UFRGS, jan./abr. 2012 |
International Standard Serial Number | ISSN 15174522 |
Record control number | |
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS | |
Uniform Resource Identifier | http://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a08v1429.pdf |
Link text | Acesso |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20130214 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1257^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Juliana |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20150702 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1357^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Ana |
No items available.