Comunidades científicas : (Record no. 50006)
[ view plain ]
000 -LEADER | |
---|---|
fixed length control field | 02556naa a2200205uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER | |
control field | 5092510302748 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER | |
control field | OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION | |
control field | 20190212161357.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION | |
fixed length control field | 150925s1997 bl ||||gr |0|| 0 por d |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) | |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | LOVISOLO, Hugo |
9 (RLIN) | 53597 |
242 10 - TRANSLATION OF TITLE BY CATALOGING AGENCY | |
Title | Scientific communities: changing conditions or strategies |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | Comunidades científicas : |
Remainder of title | condições ou estratégias de mudança |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | São Paulo : |
Name of publisher, distributor, etc. | CEDES, |
Date of publication, distribution, etc. | ago.1997 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | São focalizados, comparativamente, os desenvolvimentos das comunidades científicas argentina e brasileira. O autor parte do paradoxo entre as condições (econômicas, culturais e educacionais) que deveriam ter favorecido o resultado, o desenvolvimento das comunidades científicas argentinas, quando se comparam com as vigentes no Brasil ao longo do século. Rejeitando, a partir do paradoxo entre condições e desenvolvimento efetivo, uma leitura externalista, o autor defende a importância metodológica de estudar as estratégias a favor do reconhecimento e da legitimação do papel do cientista. Distingue dois tipos ideais de estratégia: a cientificista ou intervencionista e a academicista ou da renúncia. Após caracterizar os tipos ideais, interpreta, com base em material histórico, seus desenvolvimentos em ambos os países. No caso argentino, teria dominado uma estratégia intervencionista que confronta a universidade e a intelectualidade com os poderes dominantes, em especial, o do Estado, além de enfrentamentos significativos entre os defensores de cada estratégia. No Brasil, a estratégia academicista teria sido dominante, conciliando as diferenças e estabelecendo um padrão de colaboração entre comunidade científica e o Estado. As diferenças entre os dois desenvolvimentos são, portanto, vistas como diferenças entre as possibilidades de confronto ou interpenetração das duas estratégias entre si e em suas relações, principalmente, com o Estado. Sugere-se que para entender o desenvolvimento específico das estratégias em nível nacional, faz-se necessário formular algumas hipóteses sobre o modo de integração das estratégias científicas com as tradições políticas e de definição de identidades em cada país |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | Educação e Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciências da Educação |
Related parts | 18, 59, p. 270-297 |
Place, publisher, and date of publication | São Paulo : CEDES, ago.1997 |
International Standard Serial Number | ISSN 01017330 |
Record control number | |
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS | |
Uniform Resource Identifier | http://www.scielo.br/pdf/es/v18n59/18n59a02.pdf |
Link text | Acesso |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20150925 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1030^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Matheus |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20160517 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1502^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Ana |
No items available.