000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
01543nam a2200289uu 4500 |
001 - NÚMERO DE CONTROLE |
Número de controle |
7081811045449 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20210824062543.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
170818s2017 bl ||||g| |0|| 0 por d |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN |
9785825600783 |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN |
9788525600783 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 ## - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Número de Classificação |
7.01 |
Cutter |
F743p |
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Fortis, Martin Francisco de Almeida |
9 (RLIN) |
3672 |
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Plurianualidade orçamentária no Brasil : |
Subtítulo |
diagnóstico, rumos e desafios / |
Indicação de responsabilidade |
Martin Francisco de Almeida Fortis, Carlos Eduardo Gasparini; edição, Fernando de Barros Gontijo Filgueiras; revisão Lucas Barbosa de Melo |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
Brasília : |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
ENAP, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2017 |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
338 p. |
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC |
Nota de bibliografia |
Referências Bibliográficas |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
Parte. 1. Visão Geral |
-- |
capítulo. 1. Conceitos Básicos de Plurianualidade |
-- |
1.1. Introdução |
-- |
1.2. Plurianualidade e o Princípio da Periodicidade |
-- |
1.2.1. Princípio da Periodicidade |
-- |
1.2.2. Princípio da Anualidade |
-- |
1.2.3. Problemas Associados ao Orçamento Anual |
-- |
1.3. Instrumentos de Plurianualidade |
-- |
1.3.1. Periodicidade maior do que um ano |
-- |
1.3.2. Carry Over |
-- |
1.3.3. Restos a pagar (RAP) |
-- |
1.3.4. Projeções para mais de um ano |
-- |
1.4. Gestão da Plurianualidade |
-- |
1.4.1. Medium Term Expenditure Framework (MTEF) |
-- |
1.4.2. O Brasil possui um MTEF? |
-- |
1.5. Plurianualidade orçamentária: complexidade e caminhos a trilhar no Brasil |
-- |
Parte. 2. Instrumentos de Plurianualidade no Brasil |
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capítulo. 2. Cenários do Plano Plurianual (PPA) |
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2.1. Introdução |
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2.2. Os cenários contidos no PPA |
-- |
2.3. Análise dos cenários apresentados no PPA: Projetado X Realizado |
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2.3.1. PPA 2012-2015: cenário fiscal e parâmetros |
-- |
2.3.2. Análise de cenários de PPAs antigas |
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2.4. Rumo à plurianualidade: a importância da integração entre cenários e programação |
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2.5. Possibilidades de melhorias do PPA enquanto instrumento de plurianualidade |
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capítulo. 3 – A LDO como Instrumento de Plurianualidade |
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3.1. Introdução |
-- |
3.2. Regras Fiscais e Plurianualidade |
-- |
3.3. Os cenários contidos no LDO |
-- |
3.3.1. Fatores condicionantes das projeção fiscais |
-- |
3.3.2. Mapeamento dos principais cenários fiscais traçados na LDO |
-- |
3.4. Anexo de Metas Fiscais |
-- |
3.4.1. Classificação das metas fiscais da LDO |
-- |
3.4.2. Projeções da LDO: comparação entre valores estimados e realizados no Anexo de Metas Fiscais |
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3.5. A importância da construção das linhas de base (baselines) |
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3.6. Pontos de aprimoramento da LDO para fins de plurianualidade |
-- |
capítulo. 4 – Plurianualidade e Execução Orçamentária e Financeira: Restos a Pagar |
-- |
4.1. Fundamentação jurídica |
-- |
4.2. Podem os Restos a Pagar ser entendidos como mecanismo de plurianualidade do processo orçamentário e financeiro do governo federal? |
-- |
4.3. Os Restos a Pagar representam disfuncionalidade do sistema orçamentário do governo federal? |
-- |
4.4. Restos a pagar: virtudes e disfuncionalidades para a plurianualidade |
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Parte. III. Gestão de Plurianualidade no Brasil –
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-- |
capítulo. 5. Análise de Gestão da Plurianualidade Etapa Top-Down
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-- |
5.1. Introdução |
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5.2. O papel da plurianualidade na reformulação orçamentária |
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5.3. Perspectiva plurianual (etapa top-down) |
-- |
5.4. Apreciação da gestão da etapa top-down no caso brasileiro |
-- |
5.4.1. Fixação de tetos de gasto |
-- |
5.4.2. Acurácia das projeções e cenários fiscais |
-- |
5.4.3. Contingenciamento: desalinhamento entre as fases top-down e bottom-up |
-- |
5.4.4. Processo decisório: principais limitações |
-- |
5.5. Rumo ao orçamento plurianual: os desafios gêmeos da governança fiscal e da orientação estratégica |
-- |
5.6. Aperfeiçoamento da governança fiscal |
-- |
5.6.1. Os avanços produzidos pela LRF |
-- |
5.6.2. “Desgovernança” fiscal e a necessidade de novas reformas |
-- |
5.6.3. Contribuição do orçamento plurianual para debelar a crise fiscal |
-- |
5.7. Construção de agenda estratégia de governo |
-- |
5.7.1. Deficiências do modelo brasileiro |
-- |
5.7.2. Experiência plurianual do governo francês: o caso da lei de finanças |
-- |
5.8. A “Nova Lei de Finanças”: um caminho para eliminar lacunas do processo top down no Brasil? |
-- |
capítulo. 6. Análise de Gestão da Plurianualidade Etapa bottom-up –
|
-- |
6.1. Introdução |
-- |
6.2. Fase bottom-up: principais características |
-- |
6.3. Desagregando a fase bottom-up: construção de um arcabouço para aferição da qualidade das políticas setoriais |
-- |
6.3.1. As múltiplas dimensões da fase bottom-up: explorando a sua complexidade |
-- |
6.3.2. Mecanismos de gestão das agências de gasto |
-- |
6.3.3. O que é um bom sistema de planejamento: lições da literatura internacional |
-- |
6.4. Priorização, estratégia e resultados: uma análise do sistema brasileiro de planejamento governamental |
-- |
6.4.1. Avanço e retrocesso no desenho do planejamento brasileiro: falta de priorização e ausência de caráter estratégico das políticas públicas |
-- |
6.5. A baixa qualidade do gasto público: limitações e desafios de modelo brasileiro |
-- |
6.5.1. Principais deficiências da fase bottom-up |
-- |
6.5.2. Síntese das principais deficiências da fase bottom-up |
-- |
6.6. Alerta para a complexidade do processo bottom-up |
-- |
capítulo. 7. Considerações Finais |
650 #4 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Planejamento Orçamentário |
9 (RLIN) |
12276 |
650 #4 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
12165 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Orçamento Público |
650 #4 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Despesa Pública |
9 (RLIN) |
12007 |
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Gasparini, Carlos Eduardo |
9 (RLIN) |
45971 |
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Filgueiras, Fernando de Barros Gontijo |
9 (RLIN) |
56306 |
Termo de relação |
Edição |
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Melo, Lucas Barbosa de |
9 (RLIN) |
56307 |
Termo de relação |
Revisão |
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO |
Identificador uniforme de recurso - URI |
https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2913/1/Livro_Plurianulidade_APO1.pdf |
Texto do link |
Acesso ao PDF |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
201801 |
Identificação do catalogador |
Pri |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Livro Geral |