000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20221019165239.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
180727b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN |
9788576269915 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 ## - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 #1 - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Número de Classificação |
352.53 |
Cutter |
F333g |
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
3431 |
Nome pessoal |
Fenili, Renato |
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Governança em aquisição públicas: |
Subtítulo |
teoria e prática à luz da realidade / |
Indicação de responsabilidade |
Renato Fenili. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
Niterói, RJ: |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Impetus, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2018. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
358 p. |
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC |
Nota de bibliografia |
Inclui bibliografia. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
Capítulo 1 - O conceito de governança: origem, teorias subjacentes e delimitação do construto |
-- |
1. introdução |
-- |
2. Origens do conceito de governança |
-- |
3. Teorias organizacionais e o substrato da governança |
-- |
3.1. A teoria dos custos de transação |
-- |
3.2. A teoria do agente-principal |
-- |
3.2.1 A teoria do agente-principal aplicada às aquisições e contratações públicas |
-- |
4. Definição constitutiva de governança e distinção com relação à gestão |
-- |
5. Análise do conceito de governança em aquisição públicas proposto pelo Tribunal de Contas da União |
-- |
5.1. Sem liderança, não se faz governança? |
-- |
5.2. Estratégia e mecanismos de estratégia: uma distinção necessária |
-- |
Capítulo 2 - Modelo de governança das compras e contratações públicas: casando a inovação top down com a bottom up |
-- |
1. Introdução |
-- |
2. Inovação no setor público e os fluxos top down e bottom up |
-- |
2.1 Compras públicas e inovação |
-- |
3. Governança das aquisições na jurisprudência do TCU |
-- |
3.1. Recomendações afetas ao planejamento
|
-- |
3.1.1 Plano de Logística Sustentável (PLS) |
-- |
3.1.2 Plano estratégico de compras e contratações |
-- |
3.1.3 Plano anual de compras e contratações |
-- |
3.1.4 Políticas e estratégias gerais |
-- |
3.2 Recomendações afetas à organização |
-- |
3.3 Recomendações afetas à direção |
-- |
3.4 Recomendações afetas ao controle |
-- |
4. Concepção do modelo de governança de aquisições |
-- |
4.1. Variável "PLS" como preditora de outros instrumentos de governança |
-- |
4.2. Variável "Gestão Estratégica" como preditora de instrumento de governança |
-- |
4.3. Variável "Gestão por Competências" como preditora de outros instrumentos de governança |
-- |
4.4. Variável "Estrutura" como preditora de outros instrumentos de governança |
-- |
4.5. Variável "Gestão de Riscos" como preditora de outros instrumentos de governança |
-- |
4.6. Apresentação do modelo final |
-- |
Capítulo 3 - Gestão de riscos nas compras e contratações públicas |
-- |
1. Introdução |
-- |
2. O conceito de risco |
-- |
3. Breve panorama histórico da gestão de riscos |
-- |
4. Níveis da aplicabilidade da gestão de riscos em aquisições e contratações públicas |
-- |
5. Análise do documento RCA |
-- |
6. A implantação da gestão de riscos nas aquisições e contratações públicas: passo a passo |
-- |
6.1. A gestão de riscos no metaprocesso de aquisições públicas |
-- |
6.1.1. Alinhamento metodológico |
-- |
6.1.2. Definição do objeto de análise |
-- |
6.1.3. Definição das unidas administrativas envolvidas - formação da equipe |
-- |
6.1.4. Definição do cronograma de trabalho |
-- |
6.1.5. Identificação dos riscos |
-- |
6.1.6. Compilação dos risco e redação apropriada |
-- |
6.1.7. Avaliação dos riscos |
-- |
6.1.8. Construção e validação da matriz de riscos |
-- |
6.1.9. Tratamento dos riscos |
-- |
6.1.10. Confecção de relatório executivo e aprovação do Plano de Gestão de Riscos em Aquisições |
-- |
6.1.11. Implementação e monitoramento |
-- |
6.2. A gestão de riscos em processos específicos de compras e contratações públicas |
-- |
Capítulo 4 - O plano de logística sustentável e as compras e contratações públicas: um paradigma em construção |
-- |
1. Introdução |
-- |
2. Os conceitos de desenvolvimento sustentável e de licitação sustentável |
-- |
3. Regulamentações e práticas de gestão em prol do desenvolvimento sustentável mediante as compras públicas |
-- |
3.1. O tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas |
-- |
3.2. Guias práticos de licitação sustentáveis, com foco ambiental |
-- |
3.3. Análise do custo de ciclo de vida do produto |
-- |
3.4. Exigência de processos de logística reversa |
-- |
3.5. Ações (sociais) afirmativas na âmbito de contratos administrativo |
-- |
4. Facilitadores e barreiras na implementação do paradigma das licitações sustentáveis |
-- |
4.1. Aspectos informativos |
-- |
4.2. Aspectos legais e principiológicos |
-- |
4.3. Aspectos organizacionais (estrutura, suporte gerencial e cultura) |
-- |
4.4. Aspectos orçamentários / financeiros e de disponibilidade de mercado |
-- |
5. O PLS como preditor da sustentabilidade nas compras públicas |
-- |
Capítulo 5 - O plano estratégico de compras e contratações públicas |
-- |
1. Introdução |
-- |
2. O plano estratégico de compras e contratações como instrumento de melhoria processual |
-- |
2.1. As dimensões de desempenho das compras e contratações públicas |
-- |
2.2. A gestão estratégica aplicada às aquisições públicas: ilustração e interfaces com outras métodos |
-- |
2.2.1. Concepção do plano estratégico: estudo de caso |
-- |
2.2.2. A interface entre a gestão estratégica e outros métodos de aperfeiçoamento processual |
-- |
3. O plano estratégico como cronograma de compras e contratações em longo prazo |
-- |
Capítulo 6 - O plano anual de compras e contratações públicas |
-- |
1. Introdução |
-- |
2. Tipos de plano anual de compras e contratações e um breve debate à luz da entropia |
-- |
3. Aspectos metodológicos subjacentes à elaboração do plano anual de compras e contratações |
-- |
3.1. Definição de unidade supridoras |
-- |
3.2. Publicidades às unidades (supridoras e solicitantes) em relação aos prazos para a elaboração do PACC |
-- |
3.3. Levantamento das demandas pelos solicitantes e consolidação pelos supridores |
-- |
3.4. Centralização das demandas pelo setor de compras / contratações |
-- |
3.5. Classificação da complexidade das demandas |
-- |
3.6. Distribuição das demandas ao longo do exercício e definição de datas |
-- |
3.7. Adequação do PACC à LOA e publicação na internet |
-- |
3.8. Breve análise da IN nº 01/2018 MPDG enquanto método de elaboração do plano anual de contratações |
-- |
4. Aspectos metodológicos (e políticos!) subjacente à execução do plano anual de compras e contratações |
-- |
4.1. Um pouco de microssociologia do poder e o PACC |
-- |
4.2. Execução do PACC: acompanhamento e exceções |
-- |
Capítulo 7 - Diretrizes para gestão por competências em aquisições: um pouco de luz sobre a temática |
-- |
1. Introdução |
-- |
2. As recomendações do Tribunal de Contas da União e o modelo de gestão por competências |
-- |
3. Desenvolvimento de um plano de capacitação em aquisições com base na gestão por competência |
-- |
4. O pregoeiro pode ser um robô? Competência em um horizonte estratégico |
-- |
5. Quando, na prática, a teoria é outra: traços da culturais brasileiros |
-- |
5.1. A importância da cultura como substrato da análise organizacional |
-- |
5.2. A conflituosa adoção universal de modelos e de práticas de gestão estadunidenses |
-- |
5.3. Cultura nacional e do setor público brasileiro |
-- |
5.3.1. Traços da cultura brasileira para a análise organizacional |
-- |
5.3.2. Traços da cultura do setor público brasileiro para a análise organizacional |
-- |
6. A prática imperfeita da gestão por competência ao longo do processo de compras e contratações públicas |
-- |
6.1. Hierarquia, autoritarismo e distância do poder versus gestão por competências |
-- |
6.2. Personalismo e paternalismo versus gestão por competências |
-- |
6.3. Reformismo e rotatividade de pessoal versus gestão por competências |
-- |
6.4. Espírito aventureiro versus gestão por competências |
-- |
6.5. Aversão aos empreendedores e burocratismo versus gestão por competências |
-- |
Capítulo 8 - Diretrizes para sanções administrativas em compras e contratações públicas |
-- |
1. Introdução |
-- |
2. As sanções administrativas na legislação sobre licitações e contratos |
-- |
2.1. Advertência |
-- |
2.2. Multa |
-- |
2.3. Suspensão de participação em licitação e impedimento de contratar com a administração |
-- |
2.4. Declaração de inidoneidade |
-- |
2.5. Impedimento de licitar e de contratar com a esfera federativa e descredenciamento no SICAF ou sistemas semelhantes |
-- |
3. Questões práticas (e controversas) sobre sanções administrativas |
-- |
3.1. Há discricionariedade por parte do gestor público na aplicação das sanções? |
-- |
3.2. Um histórico negativo de uma empresa, em termos de sanções, pode ser considerado para fins de inabilitação em licitação? |
-- |
3.3. É possível prorrogar, a pedido da contratada, um prazo de entrega que já se exauriu? |
-- |
3.4. Os contratos administrativos das empresas apenadas com suspensão, impedimento ou inidoneidade podem ser prorrogados? |
-- |
3.5. As sanções de suspensão, declaração de inidoneidade (Lei nº 8.666/93) e impedimento (Lei nº 10.520/2002) devem ensejar o cancelamento de ata de registro de preços vigante? |
-- |
3.6. Cabem as sanções da Lei nº 8.666/93 no caso de Pregão? |
-- |
3.7. A retenção de pagamentos é sanção passível de ser aplicada? |
-- |
3.8. Um agente público que for omisso na abertura de processo que possa culminar em sanção administrativa pode ser responsabilizado? |
-- |
4. Diretrizes na instrução do processo administrativo de sanção: estudos de caso |
-- |
Capítulo 9 - Em busca da perenidade da inovação nas aquisições públicas |
-- |
1. Introdução |
-- |
2. Teoria institucional, cultura e inovação |
-- |
3. Linking bees to the trees: os laboratórios de inovação |
-- |
4. A racionalidade na operação de um laboratório de inovação em compras públicas |
-- |
4.1. A percepção do rito de compras como um serviço à organização |
-- |
4.2. O exercício do laboratório pautada por um modelo de inovação em compras públicas |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
13883 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Compras Governamentais |
Subdivisão geral |
Governança |
-- |
Logística |
-- |
Planejamento Estratégico |
-- |
Inovação |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
13368 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Gestão de Risco |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
12856 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Licitação |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
56371 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Licitação Sustentável |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
56373 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Sanção Administrativa |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
201807 |
Identificação do catalogador |
Vinícius |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Livro Geral |