<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 52305

Sobre o Estado: (Record no. 52305)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20240605141900.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 180906b xxu||||| |||| 00| 0 por d
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER
ISBN 9788535924350
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO
Número de Classificação 306.2
Cutter B769s
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
Nome pessoal Bourdieu, Pierre
9 (RLIN) 1357
245 1# - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Sobre o Estado:
Subtítulo Curso no collège fe France (1989-92) /
Indicação de responsabilidade Pierre Bourdieu; tradução, Rosa Freire d'Aguiar. --
246 ## - FORMAS VARIANTES DO TÍTULO
Título principal Título original: Sur I'État: Cours au Collège de France (1989-92)
250 ## - EDIÇÃO
Edição 3 reimp.
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. São Paulo:
Nome do editor, distribuidor, etc. Companhia das Letras,
Data de publicação, distribuição, etc 2014.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 573
505 80 - NOTA DE CONTEÚDO
Título Nota dos editores.
-- Prefácio: materialismo simbólico, por Sergio Miceli
-- Ano 1989-90:
-- Curso de 18 de janeiro de 1990: Um objeto impensável- O Estado como lugar neutro- A tradição marxista - Calendário e estrutura da temporalidade - As categorias estatais - Os atos do Estado - O mercado da casa própria e o Estado- A comissão Barre sobre a moradia.
-- Curso de 25 de janeiro de 1990:
Teoria e empiria- Comissões estatais e encenações - A construção social dos problemas públicos - O Estado como ponto de vista dos pontos de vista- Casamento oficial- Teoria e efeitos de teoria - Os dois sentidos da palavra ''estado''- Transformar o particular em universal- Obsequium - As instituições como ''fiduciário'' organizado''- Gênese do Estado. Dificuldades da empreitada- Parêntese sobre o ensino da pesquisa em sociologia- O Estado e o sociólogo.
-- Curso de 1° de fevereiro de 1990.
A retórica do oficial- O público e o oficial- O outro universal e a censura- O ''legislador artista''- Gênese do discurso público- Discurso público e forma- A opinião pública.
-- Curso de 8 de fevereiro de 1990.
A concentração dos recursos simbólicos- Leitura sociológica de Franz Kafka- Um programa de pesquisa insustentável- História e sociologia- Les système politiques de empires, de Shmuel Noah Eisenstadt- Dois livros de Perry Anderson- O problema das '' Três estradas'' segundo Barrington Moore.
-- Curso de 15 de fevereiro de 1990.
O oficial e o privado- Sociologia e história: o estruturalismo genético- História genética do Estado- Jogo e campo- Anacronismo e ilusão nominal- As duas faces dos Estado.
-- Ano 1990-1
-- Curso de 10 de janeiro de 1991.
Enfoque histórico e enfoque genético- Estratégia de pesquisa - A política da habitação- Interações e relações estruturais- Um efeito da institucionalização: a evidência- O efeito do '' é assim...'' e o fechamento dos possíveis- O espaço dos possíveis- O exemplo da ortografia.
-- Curso de 17 de janeiro de 1991.
Lembrete sobre o procedimento do curso- Os dois sentidos da palavra '': Estado- Administração, Estado-Território -a divisão disciplinar do trabalho histórico como obstáculo epismológico- Modelos da gênese do Estado,1: Nobert Elias- Modelos da gênese do Estado,2: Charles Tilly.
-- Curso de 24 de janeiro de 1991.
Respostas a uma pergunta: a noção de invenção sob pressão estrutural- Modelos de gênese do Estado, 3: Philip Corrigan e Derek Sayer- A particularidade exemplar da Inglaterra: modernização econômica e arcaísmo culturais.
-- Curso de 31 de janeiro de 1991:
Respostas às perguntas- Arcaísmos culturais e transformações econômicas- Cultura e unidade nacional:a caso do Japão- Burocracia e integração cultural- unificação nacional e dominação cultural
-- Curso de 7 de fevereiro de 1991.
Os fundamentos teóricos de uma análise do poder estatal- O poder simbólico: relações de força e relações de sentindo- O Estado como produtor de princípios de classificação- Efeito de crença e estruturas cognitivas- Efeito de coerência dos sistemas simbólicos de Estado- Uma construção de Estado: a programação escolar- Os produtores de doxa.
-- Curso de 14 de fevereiro de 1991.
A sociologia, uma ciência esotérica que tem jeito exotérica- Profissionais e profanos- Estado estrutura a ordem social- Doxa, ortodoxia, heterodoxia- Transmutação do privado em público: aparecimento do Estado moderno na Europa.
-- Curso de 21 de fevereiro de 1991.
Lógica de gênese e da emergência do Estado: o capital simbólico -As etapas do processo de concentração do capital- O Estado dinástico- O Estado: um poder sobre os poderes- Concentração e desapossamento das espécies de capital: o exemplo do capital de força física- Constituição de um capital econômico central e construção de um espaço econômico autônomo.
-- Curso de 7 de março de 1991.
Resposta ás perguntas: conformismo e consenso- Processo de concentração dás espécies de capital: as resistências - A unificação do mercado jurídico- A constituição de um interesse pelo universal - Ponto de vista estatal e totalização: o capital informacional - Concentração do capital cultural e construção nacional - '' Nobreza de natureza'' e nobreza de Estado''.
-- Curso de 14 de março de 1991.
Digressão: um golpe de força no campo intelectual- A dupla face do Estado:dominação e integração - Jus Loci Sanguinis - A unificação do mercado dos bens simbólicos - Analogia entre o campos religioso e o campo cultural.
-- Ano 1991-2.
-- Curso de 3 de outubro de 1991.
Um modelo das transformações do Estado dinástico- A noção de estratégias de reprodução- A noção de sistema de estratégias de reprodução- O estado dinástico á luz das estratégias de reprodução - A '' casa do rei''- Lógica jurídica e lógica prática do Estado dinástico- Objetivo do próximo curso.
-- Curso de 10 de outubro de 1991.
O modelo da casa contra o finalismo histórico- As implicações da pesquisa histórica sobre o Estado- As contradições do Estado dinástico- Uma estrutura tripartite.
-- Curso de 24 de outubro de 1991.
Recapitulação de lógica do curso - Reprodução familiar e reprodução estatal- Digressão sobre a história do pensamento político - O trabalho histórico dos juristas no processo de construção do Estado- Diferenciação do poder e corrupção estrutural: um modelo econômico.
-- Curso de 7 de novembro de 1991.
Preâmbulo: as dificuldades da comunicação em ciências sociais- O exemplo da corrupção institucionalizada na China, 1: o poder ambíguo dos sub- burocratas- o exemplo da corrupção institucionalizada na China,2 :os ''puros''- O exemplo da corrupção institucionalizada na China,3: jogo duplo'' eu''- A gênese do Espaço burocrático e a invenção do público.
-- Curso de 14 de novembro de 1991.
Construção da República e construção da nação- A constituição do público a luz de um tratado de direito constitucional inglês - O uso dos selos reais: a corrente das garantias.
-- Curso de 21 de novembro de 1991.
Resposta a uma pergunta sobre a posição público/privado- A transmutação do privado em público: um processo não linear- A gênese do metacampo do poder : diferenciação e dissociação das autoridades dinástica e burocrática- Um programa de pesquisa sobre a Revolução Francesa- Princípio dinástico contra princípio dinástico contra principio jurídico, através do caso dos leitos de justiça- Digressão metodológica: a cozinha das teorias políticas- As lutas jurídicas como lutas simbólicas pelo poder- As três contradições dos juristas,
-- Curso de 28 de novembro de 1991.
A história como objetivo de luta- O campo jurídico: um enfoque histórico- Funções e funcionários- O estado como fictio juris- O juristas diante da Igreja: a autonomização de uma corporação- Reforma, jansenismo e juridismo- O público: uma realidade sem precedente que não terminar de acontecer.
-- Curso de 5 de dezembro de 1991.
Programa para uma história social das ideias políticas e do Estado- O interesse pelo desinteresse- Os juristas e o universal- O (falso) problema da Revolução Francesa- O estado e a nação- O Estado como '' religião civil''- Nacionalidade e cidadania: a oposição do modelo francês e do modelo alemão- Lutas de interesses e lutas de inconsciente no debate político.
-- Curso de 12 de dezembro de 1991.
A construção do espaço político: o jogo parlamentar- Digressão: a televisão no novo jogo político- Do Estado de papel ao Estado real- Domesticar os dominados: a dialética da disciplina e da filantropia - A dimensão teórica da construção do Estado- Questões para uma conclusão.
-- Anexos.
Resumo dos cursos publicados no Anuário do Collége de France

18989-90 1990-1 1991-2

Situação do curso sobre o Estado na obra de Pierre Bourdieu.
-- Notas
-- Referências Bibliográficas.
-- 1.Trabalhos relativos ao Estado. ao campo do poder ou à história das ideias políticas - 2. Trabalho não diretamente ligados ao Estado.
-- Índice onomástico
-- Índice temático
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 56781
Nome pessoal D'Aguiar, Rosa Freire
Termo de relação trad.
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 201809
Identificação do catalogador Denize
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Livro Geral
Holdings
Status de empréstimo Perdido Fonte de classificação Status de danificação Não pode ser emprestado Código da coleção Localização permanente Localização atual Data de aquisição Fonte de aquisição Número de inventário Número de chamada Código de barras Date last seen Número de exemplar Preço efetivo a partir de Tipo de material
          Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos Biblioteca Graciliano Ramos 2018-09-11 Compra 513266 306.2 B769s 2018-0886 2018-09-11 Ex. 1 2018-09-11 Livro

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha