A gestão das compras públicas dos estados brasileiros : (Record no. 523137)
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000 -LÍDER | |
---|---|
Campo de controle fixo | nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA | |
Campo de controle | BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO | |
Campo de controle | 20210309183337.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO | |
Campo fixo de controle | 210309b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO | |
Agência catalogadora | BR-BrENAP |
Idioma da catalogação | Pt_BR |
041 ## - IDIOMA | |
Idioma do texto | por |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL | |
9 (RLIN) | 66519 |
Nome pessoal | ZYLBERMAN. Márcio |
245 1# - TÍTULO PRINCIPAL | |
Título principal | A gestão das compras públicas dos estados brasileiros : |
Subtítulo | a experiência do Rio de Janeiro com a opção pela descentralização / |
Indicação de responsabilidade | por Márcio Zylberman. - |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) | |
Lugar de publicação, distribuição, etc. | Rio de Janeiro : |
Nome do editor, distribuidor, etc. | Fundação Getúlio Vargas, |
Data de publicação, distribuição, etc | 2015. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA | |
Extensão | 71 p. |
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC | |
Nota de bibliografia | Inclui bibliografia. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO | |
Título | 1. INTRODUÇÃO |
-- | 1.1 O Problema |
-- | 1.2 Objetivos |
-- | 1.3 Delimitação da pesquisa |
-- | 1.4 Justificativa da Pesquisa |
-- | 2. REFERENCIAL TEÓRICO |
-- | 2.1 Compras públicas |
-- | 2.2 Reforma da gestão pública |
-- | 2.3 Qualidade do Gasto |
-- | 2.4 Centralização x descentralização da gestão pública |
-- | 2.5 Centralização x descentralização de compras |
-- | 3. METODOLOGIA |
-- | 3.1 Tipo de Pesquisa |
-- | 3.3 Coleta de dados |
-- | 3.4 Tratamento dos Dados |
-- | 3.5 Limitações da Pesquisa |
-- | 4. AS COMPRAS PÚBLICAS DOS ESTADOS BRASILEIROS |
-- | 4.1 As centrais de compras estaduais |
-- | 4.2 As compras nos estados que não centralizaram |
-- | 5. AREFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
-- | 5.1 Histórico de reformas após o PDRAE (1995) |
-- | 5.2 O Plano Estratégico de 2007 e a descentralização da gestão |
-- | 5.3 O Plano Estratégico de 2012 e a consolidação das reformas |
-- | 6. AS COMPRAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
-- | 6.1 Histórico das compras do Estado do Rio de Janeiro após o ano de 2000 |
-- | 6.2 A Subsecretaria de Recursos Logísticos (SUBLO) |
-- | 6.3 O Sistema de Suprimentos do Estado do Rio de Janeiro |
-- | 6.4 O Sistema de Gestão de Aquisição (SIGA) |
-- | 6.5 A Rede Logística do Estado do Rio de Janeiro |
-- | 7. CONCLUSÕES |
-- | 8. REFERÊNCIAS |
-- | ANEXO |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC | |
Nota de conteúdo | A partir da década de 2000, no contexto das reformas de gestão do Estado, os estados brasileiros iniciaram um processo contínuo de aperfeiçoamento gerencial nas compras, em decorrência da necessidade de racionalizar os processos e o uso dos recursos financeiros visando melhorar a qualidade do seu gasto e atender às prerrogativas da Lei de Responsabilidade Fiscal. A possibilidade de reduzir os preços pela economia de escala, monitorar melhor os processos de contratação, padronizar os itens adquiridos e gerir com mais eficiência suas atividades de compras e contratações, levou alguns estados a optarem por centralizar, em maior ou menor grau, suas compras em um órgão gerenciador. No entanto, em outros estados predominou a ideia de centralizar apenas a normatização e a padronização dos procedimentos ou no máximo o controle de alguns processos, mantendo a execução das compras, descentralizada. Este trabalho teve por objetivo identificar os fatores que influenciaram o Estado do Rio de Janeiro a manter suas compras descentralizadas, a despeito de possíveis ganhos com a centralização. Metodologicamente, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, que levou à interpretação de elementos detectados na pesquisa de campo, alinhando-os ao material teórico pesquisado. Os meios de investigação foram o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e a investigação documental. Os instrumentos utilizados na pesquisa de campo foram a observação e as entrevistas. Concluiu-se que a não adoção de uma política de centralização das compras pelos estados após a década de 2000, como ocorreu no caso do Rio de Janeiro, se explica pelo seu alto índice populacional, pela sua dimensão econômica e, principalmente, pelas características descentralizadoras das reformas de gestão implantadas a partir de 2007. Aparentemente, esta opção pela descentralização acabou não trazendo maiores perdas em termos de escala, transparência e controle. |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 13883 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Compras Governamentais |
Subdivisão geral | descentralização |
Subdivisão geográfica | Rio de Janeiro |
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 11980 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Descentralização Administrativa |
Subdivisão geográfica | Rio de Janeiro |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 12768 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Administração Pública |
Subdivisão geral | reformas públicas |
-- | descentralização |
Subdivisão geográfica | Rio de Janeiro |
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL | |
9 (RLIN) | 57061 |
Nome pessoal | CUNHA, Armando Santos Moreira da |
Termo de relação | Orientador |
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO | |
Identificador uniforme de recurso - URI | https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/13712/TFC%20M%C3%A1rcio%20Zylberman.pdf |
Texto do link | Acesso ao PDF |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR | |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) | 202103 |
Identificação do catalogador | Noély |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO | |
Tipo de material | Tese |
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