<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 523137

A gestão das compras públicas dos estados brasileiros : (Record no. 523137)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20210309183337.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 210309b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66519
Nome pessoal ZYLBERMAN. Márcio
245 1# - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal A gestão das compras públicas dos estados brasileiros :
Subtítulo a experiência do Rio de Janeiro com a opção pela descentralização /
Indicação de responsabilidade por Márcio Zylberman. -
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Rio de Janeiro :
Nome do editor, distribuidor, etc. Fundação Getúlio Vargas,
Data de publicação, distribuição, etc 2015.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 71 p.
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título 1. INTRODUÇÃO
-- 1.1 O Problema
-- 1.2 Objetivos
-- 1.3 Delimitação da pesquisa
-- 1.4 Justificativa da Pesquisa
-- 2. REFERENCIAL TEÓRICO
-- 2.1 Compras públicas
-- 2.2 Reforma da gestão pública
-- 2.3 Qualidade do Gasto
-- 2.4 Centralização x descentralização da gestão pública
-- 2.5 Centralização x descentralização de compras
-- 3. METODOLOGIA
-- 3.1 Tipo de Pesquisa
-- 3.3 Coleta de dados
-- 3.4 Tratamento dos Dados
-- 3.5 Limitações da Pesquisa
-- 4. AS COMPRAS PÚBLICAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
-- 4.1 As centrais de compras estaduais
-- 4.2 As compras nos estados que não centralizaram
-- 5. AREFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
-- 5.1 Histórico de reformas após o PDRAE (1995)
-- 5.2 O Plano Estratégico de 2007 e a descentralização da gestão
-- 5.3 O Plano Estratégico de 2012 e a consolidação das reformas
-- 6. AS COMPRAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
-- 6.1 Histórico das compras do Estado do Rio de Janeiro após o ano de 2000
-- 6.2 A Subsecretaria de Recursos Logísticos (SUBLO)
-- 6.3 O Sistema de Suprimentos do Estado do Rio de Janeiro
-- 6.4 O Sistema de Gestão de Aquisição (SIGA)
-- 6.5 A Rede Logística do Estado do Rio de Janeiro
-- 7. CONCLUSÕES
-- 8. REFERÊNCIAS
-- ANEXO
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo A partir da década de 2000, no contexto das reformas de gestão do Estado, os estados brasileiros iniciaram um processo contínuo de aperfeiçoamento gerencial nas compras, em decorrência da necessidade de racionalizar os processos e o uso dos recursos financeiros visando melhorar a qualidade do seu gasto e atender às prerrogativas da Lei de Responsabilidade Fiscal. A possibilidade de reduzir os preços pela economia de escala, monitorar melhor os processos de contratação, padronizar os itens adquiridos e gerir com mais eficiência suas atividades de compras e contratações, levou alguns estados a optarem por centralizar, em maior ou menor grau, suas compras em um órgão gerenciador. No entanto, em outros estados predominou a ideia de centralizar apenas a normatização e a padronização dos procedimentos ou no máximo o controle de alguns processos, mantendo a execução das compras, descentralizada. Este trabalho teve por objetivo identificar os fatores que influenciaram o Estado do Rio de Janeiro a manter suas compras descentralizadas, a despeito de possíveis ganhos com a centralização. Metodologicamente, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, que levou à interpretação de elementos detectados na pesquisa de campo, alinhando-os ao material teórico pesquisado. Os meios de investigação foram o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e a investigação documental. Os instrumentos utilizados na pesquisa de campo foram a observação e as entrevistas. Concluiu-se que a não adoção de uma política de centralização das compras pelos estados após a década de 2000, como ocorreu no caso do Rio de Janeiro, se explica pelo seu alto índice populacional, pela sua dimensão econômica e, principalmente, pelas características descentralizadoras das reformas de gestão implantadas a partir de 2007. Aparentemente, esta opção pela descentralização acabou não trazendo maiores perdas em termos de escala, transparência e controle.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 13883
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Compras Governamentais
Subdivisão geral descentralização
Subdivisão geográfica Rio de Janeiro
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 11980
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Descentralização Administrativa
Subdivisão geográfica Rio de Janeiro
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12768
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Administração Pública
Subdivisão geral reformas públicas
-- descentralização
Subdivisão geográfica Rio de Janeiro
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 57061
Nome pessoal CUNHA, Armando Santos Moreira da
Termo de relação Orientador
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/13712/TFC%20M%C3%A1rcio%20Zylberman.pdf
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202103
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese

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Escola Nacional de Administração Pública

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Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

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