<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 523142

Rigidez ou flexibilidade governamental ? (Record no. 523142)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20210824062543.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 210310b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66523
Nome pessoal VENTURA, Otávio
245 1# - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Rigidez ou flexibilidade governamental ?
Subtítulo discursos anti-corrupção e pró-eficiência sobre contratações com orçamento sigiloso /
Indicação de responsabilidade por Otávio Ventura. -
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Brasília :
Nome do editor, distribuidor, etc. UnB,
Data de publicação, distribuição, etc 2016.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 88 p.
500 ## - NOTA GERAL
Notas gerais Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Ciência Política, da Universidade
de Brasília, como parte dos requisitos para a obtenção
do grau de Mestre em Ciência Política, área de
concentração Política e Instituições.
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título INTRODUÇÃO
-- PARTE I: REFERENCIAL METODOLÓGICO E TEÓRICO
-- Capítulo 1: Aspectos metodológicos
-- Capítulo 2: O institucionalismo discursivo
-- PARTE II - AS IDEIAS
-- Capítulo 3: A filosofia anti-corrupção
-- Capítulo 2: A filosofia pró-eficiência
-- PARTE III: OS DISCURSOS
-- Capítulo 5: O orçamento sigiloso restrito à Anatel a partir de 1997
-- Capítulo 6: O orçamento sigiloso no Pregão a partir de 2000
-- Capítulo 7: O orçamento sigiloso no RDC a partir de 2011
-- DISCUSSÃO DOS RESULTADOS E CONCLUSÃO
-- REFERÊNCIAS
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo Os governantes eleitos enfrentam, de um lado, a pressão para serem eficientes, e de outro, as amarras dos mecanismos de freios e contrapesos estatais. Esta tensão entre eficiência e controle é muito clara na institucionalidade das contratações públicas, onde o Estado se relaciona diretamente com o mercado, o que exige controle, e por meio da qual o Estado faz muitas entregas à população, o que demanda eficiência. As contratações com orçamento sigiloso são aquelas onde os licitantes não sabem o valor que o Estado está disposto a gastar no negócio, de modo que devem elaborar suas propostas sem ter acesso a essa informação. Este tipo de contratação surgiu na institucionalidade brasileira em três momentos. O propósito geral desta pesquisa foi investigar a relação entre discursos anti-corrupção e pró-eficiência sobre orçamento sigiloso nestes três momentos para tentar entender como os discursos que afirmam o primado de uma das dimensões consideram a outra. Foi utilizada a plataforma do Institucionalismo Discursivo para analisar uma variedade de discursos de políticos governistas, políticos oposicionistas e agentes de órgãos de controle. Os resultados mostraram que a tensão discursiva entre a necessidade de eficiência estatal e as amarras dos mecanismos de freios e contrapesos é muito ativa, embora resida em nível bem mais sutil que o suposto inicialmente pela pesquisa. As ideias pró-eficiência e anti-corrupção parecem ser abstratas demais para entrarem em confronto direto, de modo que os agentes não chegaram a declarar o primado de uma ou outra dimensão. Entretanto, eles parecem ter privilegiado uma delas quando defenderam ideias mais específicas em seus discursos. Aquele que prioriza uma ideia específica como a rigidez de regras pode estar comprometendo a eficiência, ainda que se declare favorável a ela. Do mesmo modo, aquele que enfatiza uma ideia específica como a flexibilidade pode estar dificultando o combate à corrupção, ainda que discursivamente defenda este combate.
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12068
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Contrato Público
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12165
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Orçamento Público
Subdivisão geral orçamento sigiloso
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 14352
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Corrupção Administrativa
Subdivisão geral contratos públicos
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12928
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Eficiência
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66524
Nome pessoal COSTA, Alexandre Araújo
Termo de relação Orientador
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21095/1/2016_OtavioAugustoFerreiraVentura.pdf
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202103
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese

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Escola Nacional de Administração Pública

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Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

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