<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 523364

A avaliação da transparência ativa e passiva das universidades públicas federais do Brasil à luz da Lei de Acesso à Informação / (Record no. 523364)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20210813182606.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 210813b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
Nome pessoal Lima, Melina Pompeu de
245 12 - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal A avaliação da transparência ativa e passiva das universidades públicas federais do Brasil à luz da Lei de Acesso à Informação /
Indicação de responsabilidade por Melina Pompeu de Lima, Márcio Moutinho Abdalla, Leonel Gois Lima Oliveira. --
246 ## - FORMAS VARIANTES DO TÍTULO
Título principal La evaluación de la transparencia activa y pasiva de las universidades públicas federales en Brasil a la luz de la Ley de Acceso a la Información.. --
246 ## - FORMAS VARIANTES DO TÍTULO
Título principal The Assessment of Active and Passive Transparency of Federal Public Universities in Brazil in the light of the Access to Information Law.. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Brasília, DF :
Nome do editor, distribuidor, etc. Enap,
Data de publicação, distribuição, etc 2020.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão p. 232-263
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Informações adicionais Resumo em português.
Nota de conteúdo Este estudo teve como objetivo avaliar se as 63 Universidades Federais do Brasil são transparentes no que tange aos quesitos transparência ativa e passiva estipulados pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Para isso, utilizou-se da revisão de literatura, levantamento das universidades federais, utilização de parâmetros normativos, formulação dos pedidos de informação, construção de instrumentos de pontuação e definição de métodos de ranqueamento. Os resultados de cada transparência foram positivos, mas assimétricos, revelando um comprometimento maior das universidades com a transparência passiva, dada uma alta porcentagem de respostas dentro da população estudada (71%), em detrimento da transparência ativa (56%). No entanto, em cada uma das etapas foram detectados obstáculos próprios, como a interpretação errônea do que foi perguntado ou o envio de inúmeros arquivos, em formatos variados, complexos e não amigáveis, no caso da transparência passiva. Já na aferição da transparência ativa, ficou óbvia a existência de descumprimento em relação às orientações utilizadas como parâmetro, o que gerou uma gama de dados heterogêneos, cujo tratamento exigiu a construção de instrumentos apropriados.
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Informações adicionais Resumo em espanhol.
Nota de conteúdo Este estudio tuvo como objetivo evaluar si las 63 Universidades Federales de Brasil son transparentes con respecto a los requisitos de transparencia activa y pasiva estipulados por la Ley de Acceso a la Información (LAI). Para esto se utilizó la revisión de literatura, encuestas de universidades federales, uso de parámetros normativos, formulación de solicitudes de información, construcción de instrumentos de calificación y definición de métodos de clasificación. Los resultados de cada transparencia fueron positivos, pero asimétricos, revelando un mayor compromiso de las universidades con la transparencia pasiva, dado un alto porcentaje de respuestas dentro de la población estudiada (71%), en detrimento de la transparencia activa (56%). Sin embargo, en cada una de las etapas, se detectaron obstáculos específicos, como la mala interpretación de lo que se solicitó o el envío de numerosos archivos, en formatos variados, complejos y poco amigables, en el caso de la transparencia pasiva. En la medición de la transparencia activa, el incumplimiento de las pautas utilizadas como parámetro fue obvio, lo que generó una gama de datos heterogéneos, cuyo tratamiento requirió la construcción de instrumentos apropiados.
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Informações adicionais Resumo em inglês.
Nota de conteúdo This study aimed to assess whether the 63 Federal Universities of Brazil are transparent regarding the active and passive transparency requirements stipulated by the Access to Information Law (LAI). For this, were used a literature review, survey of federal universities, use of normative parameters, formulation of information requests, construction of scoring instruments and definition of ranking methods. The results of each transparency were positive, but asymmetric, revealing a greater commitment by universities to passive transparency, given a high percentage of responses within the population studied (71%), to the detriment of active transparency (56%). However, in each of the stages, specific obstacles were detected, such as the erroneous nterpretation of what was asked or the sending of numerous files, in varied, complex and unfriendly formats, in the case of passive transparency. In the measurement of active transparency, non-compliance with the guidelines used as a parameter was obvious, which generated a range of heterogeneous data, the treatment of which required the construction of appropriate instruments.
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 11938
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Governança
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 59499
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Transparência na Administração Pública
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 13150
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Acesso à Informação
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12768
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Administração Pública
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66835
Nome pessoal Silva, Henrique Tangari
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 50504
Nome pessoal Oliveira, Leonel Gois Lima
773 ## - ENTRADA ANALÍTICA
Título do periódico Revista do Serviço Público - RSP
Partes relacionados (datas, número, volume) v. 71, Edição Especial, p. 232-263, dez. 2020.
Número de controle do registro 00349240
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5990
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202108
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Periódico

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Escola Nacional de Administração Pública

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Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

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