Ação afirmativa para ingresso de negros no ensino superior : (Record no. 523475)
[ view plain ]
000 -LÍDER | |
---|---|
Campo de controle fixo | nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA | |
Campo de controle | BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO | |
Campo de controle | 20210824155829.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO | |
Campo fixo de controle | 210824b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
022 ## - ISSN - INTERNATIONAL STANDARD SERIAL NUMBER | |
Número do ISSN | 00349240 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO | |
Agência catalogadora | BR-BrEnap |
Idioma da catalogação | pt-br |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL | |
Nome pessoal | Silva, Tatiana Dias |
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL | |
Título principal | Ação afirmativa para ingresso de negros no ensino superior : |
Subtítulo | formação multinível da agenda governamental / |
Indicação de responsabilidade | por Tatiana Dias Silva. -- |
246 ## - FORMAS VARIANTES DO TÍTULO | |
Título principal | Acción afirmativa para ingreso de negros en la enseñanza superior : |
Subtítulo | formación multinivel de la agenda gubernamental. |
246 ## - FORMAS VARIANTES DO TÍTULO | |
Título principal | Affirmative action for afro-brazilians to access higher education : |
Subtítulo | multilevel setting of the governmental agenda. |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) | |
Lugar de publicação, distribuição, etc. | Brasília, DF : |
Nome do editor, distribuidor, etc. | Enap, |
Data de publicação, distribuição, etc | 2018. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA | |
Extensão | p. 7-34 |
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC | |
Nota de bibliografia | Inclui bibliografia. |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC | |
Informações adicionais | Resumo em português. |
Nota de conteúdo | Este texto analisa o processo de formação da agenda governamental que passou a considerar o problema da desigualdade racial no ensino superior. Procura-se identificar os elementos que permitiram que uma situação conhecida há tanto tempo passasse a receber atenção da sociedade e do governo. Para tanto, recorreu-se aos modelos de Múltiplos Fluxos e do Equilíbrio Pontuado. Além de pesquisa documental, procurou-se incorporar a perspectiva dos atores por meio de análise de audiência pública organizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cujo tema era a política de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília (UnB). Como resultado, verificou-se que os fluxos dos problemas, alternativas e da política criaram janela de oportunidade para o tema, tanto no nível das instituições de ensino superior (IES) como na política nacional. Processos de mudança multinível se mostraram cruciais para abrir espaço na agenda governamental para essa “nova” temática. |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC | |
Informações adicionais | Resumo em espanhol. |
Nota de conteúdo | Este trabajo analiza el proceso de formación de la agenda de gobierno que ha considerado el problema de la desigualdad racial en la educación superior. Se trata de identificar los elementos que permitieron que una situación conocida pase tanto tiempo para recibir la atención de la sociedad y el gobierno. Por lo tanto, se utilizaron los modelos de múltiples flujos y equilibrio puntuado. Además de la investigación documental, se intentó incorporar la perspectiva de los actores a través de un análisis de audiencia pública organizada por el Tribunal Supremo (STF), cuyo tema era la política de cuotas para estudiantes negros de la Universidad de Brasilia (UNB). Como resultado, se encontró que los flujos de los problemas, de las alternativas y de la política crearan una ventana de oportunidad para el tema, tanto a nivel de instituciones de educación superior (IES) como en la política nacional. Procesos de cambio multinivel fueron cruciales para hacer espacio en la agenda del gobierno para este “nuevo” tema. |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC | |
Informações adicionais | Resumo em inglês. |
Nota de conteúdo | This text analyses the process of the formation of the governmental agenda, which began to considerate the problem of racial inequality in higher education. It is trying to identify the elements which allow a situation, already quite well known for some time, to receive attention by society and the government. All in all, it goes back to the models of Multiple Streams and Punctuated Equilibrium. Besides the document research, it has tried to incorporate the analysis from the perspective of the actors of the public audition, which has been organized by the High Court (STF), and which topic was the quota policy for black students at the Universidade de Brasilia (UnB). As a result, it confirmed that the various streams of problems, different solutionary choices and policies raise awareness for the topic, as well as on the level of higher education as on the level of national politics. Multilevel processes of change prove themselves crucial to open space on the government agenda for this “new” topic. |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 13924 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Agenda Pública |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 21279 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Ação Afirmativa |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 12859 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Inclusão Social |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 26233 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Acesso à Educação |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 12905 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Ensino Superior |
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 12660 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Desigualdade Social |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 25036 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Raça |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
9 (RLIN) | 12768 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Administração Pública |
773 ## - ENTRADA ANALÍTICA | |
Título do periódico | Revista do Serviço Público - RSP |
Partes relacionados (datas, número, volume) | v. 69, n. 2, p. 7-34, abr. 2018. |
Número de controle do registro | 00349240 |
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO | |
Identificador uniforme de recurso - URI | https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3271 |
Texto do link | Acesso ao PDF |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR | |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) | 202108 |
Identificação do catalogador | Noély |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO | |
Tipo de material | Periódico |
No items available.