000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20220427175201.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
220427b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN |
9786525223230 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 ## - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Número de Classificação |
352.745 |
Cutter |
M838g |
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
67377 |
Nome pessoal |
Moreira, Ricardo de Souza |
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Governo Digital e um novo paradigma de relacionamento com a sociedade : |
Subtítulo |
implantação da Carteira de Trabalho Digital / |
Indicação de responsabilidade |
Ricardo de Souza Moreira. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
São Paulo : |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Dialética, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2022. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
108 p. : |
Detalhes físicos adicionais |
il. ; |
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC |
Nota de bibliografia |
Inclui bibliografia. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
1. INTRODUÇÃO |
-- |
2. REVISÃO DE LITERATURA |
-- |
2.1. ACESSO A INTERNET NO BRASIL |
-- |
2.2. USABILIDADE E ACESSIBILIDADE NA INTERNET |
-- |
2.3. SERVIÇOS PÚBLICOS: SURGIMENTO, CONCEPÇÃO ATUAL E CONCEITO |
-- |
2.4. PRESTAÇÃO DE SERVICOS PÚBLICOS DIGITAIS NO BRASIL |
-- |
2.5. CARTEIRA DE TRABALHO |
-- |
3. IMPLANTAÇÃO DA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL |
-- |
3.1. ANTECEDENTES: QUAL ERA A SITUAÇÃO-PROBLEMA A SER ENFRENTADA? |
-- |
3.2. SITUAÇÃO DEPOIS DA IMPLANTAÇÃO DA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL |
-- |
4. METODOLOGIA: ESTUDO DE CASO |
-- |
4.1. POR QUE ESTUDO DE CASO? |
-- |
4.2. DESENHO DA PESQUISA |
-- |
4.2.1. DOCUMENTAÇÃO EXAMINADA |
-- |
4.2.2. REGISTROS EM ARQUIVOS ANALISADOS |
-- |
4.2.3. REGISTROS DOS COMENTARIOS POSTADOS NA LOJA DE APLICATIVOS GOOGLE PLAY |
-- |
4.2.3.1. REGISTROS DOS DADOS RELATIVOS AOS PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO |
-- |
4.2.4. CRIAÇÃO DE BASE DE DADOS DO ESTUDO DE CASO |
-- |
5. ANÁLISE DE DADOS E DISCUSSÃO |
-- |
5.1. DOCUMENTAÇÃO - RELATÓRIOS DE PESQUISA COM USUÁRIOS |
-- |
5.2. REGISTROS EM ARQUIVOS |
-- |
5.2.1. REGISTROS DOS COMENTÁRIOS POSTADOS NA LOJA DE APLICATIVOS GOOGLE PLAY |
-- |
5.2.2. REGISTROS DOS DADOS RELATIVOS AOS PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO |
-- |
5.2.3. REGISTROS DE INDICACOES DE DIVERGENCIAS |
-- |
5.3. TRIANGULAÇÃO DAS FONTES DE EVIDÊNCIAS |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC |
Nota de conteúdo |
Este artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Governo Digital e um Novo Paradigma de Relacionamento com a Sociedade: A implantação da Carteira de Trabalho Digital”, que se dedicou ao estudo dos resultados desse aplicativo do governo federal no contexto da prestação de serviços públicos por meio de plataformas digitais. O trabalho buscou responder à pergunta de pesquisa: como a prestação de serviços públicos por meio da Carteira de Trabalho Digital favorece o uso desses serviços pelo cidadão? A fim de confirmar ou refutar a hipótese de que a prestação de serviços por meio da Carteira de Trabalho Digital facilita o acesso e resulta no aumento do uso desses serviços pelo cidadão, o estudo teve o objetivo geral de compreender os efeitos da prestação de serviços públicos digitais no País e examinar a Carteira de Trabalho Digital em seu primeiro ano de implantação, o qual compreende o período de setembro de 2019 a setembro de 2020. A metodologia empregada foi a pesquisa de estudo de caso, mediante o uso de múltiplas fontes de evidência (documentação e registros em arquivos), conforme preconizado por Yin (2015). A documentação examinada consistiu em relatórios de pesquisa com usuários, enquanto os registros em arquivos envolveram: os comentários postados na loja de aplicativos Google Play, os registros dos dados relativos aos pedidos de Seguro-Desemprego e os registros do serviço de indicação de divergências de informações constantes Carteira de Trabalho Digital, do período de setembro de 2019 a setembro de 2020. O estudo, além de corroborar a hipótese de pesquisa, sugere que o telefone celular deve ser o dispositivo preferencial para a prestação de serviços públicos digitais, uma vez que é o principal canal de acesso à Internet no País, indica que: i) o atendimento presencial caiu de 97% em outubro de 2019 para 24% em maio de 2020; ii) a participação da Carteira de Trabalho Digital cresceu de 1%, em outubro de 2019, para 62% em maio de 2020; iii) o uso do serviço de acompanhamento da vida laboral e indicação de divergências cresceu 1.063%, desde a implantação do serviço; iv) os entrevistados atribuíram a nota média de 8,45 (escala de 0 a 10) ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e que 80% são favoráveis à substituição da Carteira de Trabalho em papel pela versão digital; e v) a facilidade de uso e de acesso às informações da vida laboral estão entre as principais razões para a avaliação positiva do aplicativo. |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
202204 |
Identificação do catalogador |
Vítor |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Livro Geral |