000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20230117154254.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
220427b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 ## - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Cutter |
S7293o |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
67378 |
Nome pessoal |
Souza, Luiz Antonio Gonçalves Rodrigues de |
245 13 - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
As organizações internacionais e a governança das políticas públicas nacionais : |
Subtítulo |
o caso da eletromobilidade no Brasil / |
Indicação de responsabilidade |
por Luiz Antonio Gonçalves Rodrigues de Souza. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
Brasília : |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Enap, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2021. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
100 f. : |
Detalhes físicos adicionais |
il. |
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE |
Nota de dissertação ou tese |
Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
1. Introdução |
-- |
2. Hipótese e metodologia de pesquisa |
-- |
2.1. Hipótese |
-- |
2.2. Metodologia: estudo de caso. |
-- |
2.2.1 Estudo de caso. |
-- |
2.2.2 Pesquisa qualitativa e a coleta de dados. |
-- |
2.2.3 Entrevista para a elaboração do estudo de caso |
-- |
3. Referencial teórico |
-- |
3.1 Formulação e implementação de políticas públicas - atores e processos |
-- |
3.2 As organizações internacionais e seu papel na governança de políticas públicas |
-- |
3.1.1 Governança de políticas públicas e as organizações internacionais |
-- |
3.1.2 Organizações internacionais relevantes para as políticas de eletromobilidade no Brasil. |
-- |
3.3. Difusão e transferência de políticas públicas. |
-- |
3.4 Crescimento verde e políticas públicas para a eletromobilidade. |
-- |
4. Discussão do caso do promob-e e das iniciativas brasileiras em eletromobilidade. |
-- |
4.1 Antecedentes e políticas para a eletromobilidade no Brasil. |
-- |
4.2 Atores relevantes e a coalizão de defesa da eletromobilidade. |
-- |
4.3 O papel das organizações internacionais na políticas de eletromobilidade no Brasil. |
-- |
4.4 O projeto de cooperação PROMOB-E - sistemas de propulsão eficiente. |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC |
Nota de conteúdo |
As organizações internacionais são atores importantes na governança das políticas públicas, mas que costumam ser ignoradas nas policy sciences. Por meio das políticas para a promoção da eletromobilidade, demonstra-se como as tais organizações podem influenciar nas políticas públicas. A eletromobilidade é um tema emergente cujos avanços prenunciam grandes mudanças nos sistemas econômicos mundiais. Partindo da hipótese de que as políticas para a eletromobilidade no Brasil contam com atores externos em sua governança, foi utilizado o método de estudo caso, consultando-se documentos oficiais e entrevistando atores das políticas de eletromobilidade no Brasil, especialmente do PROMOB-e - Projeto Sistemas de Propulsão Eficiente. Como referencial teórico, está descrito o modelo de coalizões de defesa, o Modelo de Evans de 12 etapas da transferência de políticas públicas e o papel do paradigma do crescimento verde para a implementação das políticas de eletromobilidade. Foi constatado que atores externos tiveram influência na governança das políticas de eletromobilidade, notadamente a Agência Alemã de Cooperação Internacional, por meio da criação de redes e da disponibilização de recursos, ainda que modestos, mas com utilização flexível, bem como a contratação de consultores especializados. Além disso, organizações internacionais multilaterais tiveram um papel no estabelecimento de padrões ambientais que estimularam a adoção da eletromobilidade. Houve, ademais, a comprovação da importância dos bancos multilaterais de desenvolvimento na articulação das iniciativas para eletromobilidade, seja pela viabilização de recursos para estudos e projetos-piloto, bem como a oferta da perspectiva de financiamentos de projetos de grande monta. Este estudo demonstra que ao criar uma rede de difusão e havendo recursos financeiros, pessoal qualificado, informação e prestígio para uma determinada agenda, os burocratas e tomadores de decisão acabam por dar mais atenção a esta política pública do que a outras e este é um dos principais modos de ação dos atores externos na governança de políticas públicas nacionais. O PROMOB-e, para além de mero foro de discussões, transformou-se num ator que colocou uma agenda na pauta de discussões do governo federal, influência que se consolida com a criação da Plataforma Nacional de Eletromobilidade. Tal plataforma é um exemplo de transferência e difusão de políticas públicas, utilizando-se dos conceitos previstos no modelo de lesson-drawing. |
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
11941 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Políticas Públicas |
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
12901 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Organização Internacional |
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
11938 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Governança |
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO |
Identificador uniforme de recurso - URI |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6932 |
Texto do link |
Acesso ao PDF |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
202204 |
Identificação do catalogador |
Vítor |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Tese |