<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 523928

Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro : (Record no. 523928)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20220708102355.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 220704b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO
Número de Classificação 331.011
Cutter A663e
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 67544
Nome pessoal Araújo, Celso Amorim
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro :
Subtítulo uma abordagem da teoria dos incentivos /
Indicação de responsabilidade por Celso Amorim Araújo. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Brasília :
Nome do editor, distribuidor, etc. Universidade de Brasília,
Data de publicação, distribuição, etc 2005.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 74 f.
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE
Nota de dissertação ou tese Dissertação de Mestrado em Economia do Setor Público da Universidade de Brasília.
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título 1. INTRODUÇÃO
-- 2. CONCEITOS RELEVANTES
-- 3. O COMPORTAMENTO DOS AGENTES
-- 3.1. Composição da informalidade
-- 3.2. A transferência do Estado
-- 3.3. A utilidade dos empregadores
-- 3.4. A penalidade
-- 3.5. O custo de auditoria
-- 4. O MODELO BÁSICO
-- 4.1. O problema do Estado
-- 4.2. A alocação ótima dos fatores pelo empregador
-- 4.3. O trade-off entre custo da auditoria e redução da renda informacional
-- 4.4. O custo de referência para o Estado
-- 5. APLICAÇÃO DO MODELO À REALIDADE BRASILEIRA - INDÚSTRIA EXTRATIVA E DE TRANSFORMAÇÃO
-- 5.1. Aspectos metodológicos
-- 5.2. Análise de resultados
-- 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
-- REFERÊNCIAS
-- BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
-- APÊNDICES
-- APÊNDICE A - O MODELO BÁSICO
-- APÊNDICE B - O CUSTO REAL DO EMPREGADOR
-- APÊNDICE C - A TECNOLOGIA DO EMPREGADOR
-- APÊNDICE D - PROBABILIDADE LIMITE
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo A presente dissertação propõe um modelo principal-agente com mecanismo ótimo de auditoria para avaliar a adequação dos níveis de encargos, da intensidade de fiscalização do trabalho e das punições, bem como a necessidade de incentivos fiscais para o desestímulo à sonegação e à supressão de direitos trabalhistas através da informalidade. Para tanto, busca compreender a informalidade no mercado de trabalho relativa à parcela de trabalhadores abrangidos pelo conceito de empregado da Consolidação das Leis do Trabalho, porém sem a formalização do vínculo trabalhista. O modelo principal-agente representa a relação Estado-empregador, onde o objetivo do Estado (principal) é fazer com que todos os empregadores (agentes) optem pelo cumprimento da legislação trabalhista (formalizem seus empregados). Esta legislação é entendida como regras de um contrato oferecido pelo Estado. Portanto, ao aceitar o contrato, constituindo-se como empregador, o agente deve seguir as normas estabelecidas. Para facilitar a entrada de empregadores no mercado, o governo concede uma transferência temporária aos que não possuem renda suficiente para formalizar todos os seus empregados como estímulo ao empreendedorismo e à geração de empregos formais até que consigam elevar a produtividade e obter a renda necessária à formalização. Com base na solução apresentada e no comportamento racional do empregador, estende-se o modelo para analisar os efeitos das ações de auditoria na formalização do mercado de trabalho em situações em que haja limitações de atuação por parte do Estado, considerando os níveis de formalização pré-existentes. Discute-se o nível de controle que o Estado tem sobre o valor da multa, das transferências, da probabilidade de auditoria e do nível de encargos decorrentes dos direitos trabalhistas pagos diretamente ao trabalhador e das contribuições para o FGTS e Previdência Social. Essas variáveis interferem na demanda condicional por fatores do empregador, considerada a subdivisão do fator trabalho em trabalhador formal e informal e pode induzir à maior formalização possível, dentro das limitações de gastos com os mecanismos de auditoria pelo Estado, que busca minimizá-los. O modelo é aplicado à realidade brasileira no setor da indústria extrativa e de transformação utilizando, para isso, dados da Pesquisa Anual da Indústria – PIA, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e dados do sistema Federal de Inspeção do Trabalho – SFIT, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Embora enfatizando os objetivos e limitações da utilização das fontes citadas, apresenta resultados que demonstram uma ação pouco eficiente por parte do Estado no setor selecionado para o período de outubro de 2002 a setembro de 2003. O estudo demonstra ser possível influenciar significativamente a decisão do empregador na direção da formalização total do mercado de trabalho a partir da integração das políticas de fiscalização, microcrédito produtivo orientado (PNMPO) e elevação das multas trabalhistas. O sucesso dessa integração pode gerar aumento de arrecadação e, com isso, a redução da carga de encargos daqueles que os pagam corretamente.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12945
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Mercado de Trabalho
Subdivisão geográfica Brasil
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12893
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Direito do Trabalho
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12768
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Administração Pública
Subdivisão geográfica Brasil
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 67543
Nome pessoal Peñaloza, Rodrigo Andrés de Souza
Termo de relação orient.
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI https://repositorio.unb.br/handle/10482/2029
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202207
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese
Holdings
Status de empréstimo Perdido Fonte de classificação Status de danificação Não pode ser emprestado Código da coleção Localização permanente Localização atual Data de aquisição Fonte de aquisição Número de chamada Código de barras Date last seen Número de exemplar Preço efetivo a partir de Tipo de material
          Tese Biblioteca Graciliano Ramos Biblioteca Graciliano Ramos 2022-07-04 doação 331.011 A663e 2022-0258 2022-07-04 Ex. 1 2022-07-04 Tese

Escola Nacional de Administração Pública

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