<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 524186

História organizacional da ENAP : (Record no. 524186)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20230117163651.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 230112b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO
Número de Classificação 351
Cutter S5861h
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 67763
Nome pessoal Silva, Manuela Ramos
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal História organizacional da ENAP :
Subtítulo uma análise dos papéis desempenhados e das competências desenvolvidas /
Indicação de responsabilidade por Manuela Ramos Silva. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Salvador :
Nome do editor, distribuidor, etc. Universidade Federal da Bahia,
Data de publicação, distribuição, etc 2017.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 208 f.
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE
Nota de dissertação ou tese Tese apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em
Administração da Universidade Federal da Bahia – UFBA,
como requisito parcial à obtenção do grau de Doutor em
Administração.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título 1 INTRODUÇÃO
-- 2 ESCOLHAS EPISTEMOLÓGICAS, TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
-- 2.1 ABORDAGEM HISTÓRICA E INTERPRETAÇÃO
-- 2.2 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS
-- 2.3 ANÁLISE TEMÁTICA
-- 2.4 PERCURSO DA PESQUISA: O DIÁLOGO E A TRANSFERIBILIDADE
-- 3 HISTÓRIA DA ENAP, EM PARALELO AO CONTEXTO DAS REFORMAS ADMINISTRATIVAS E À HISTÓRIA DA CARREIRA DE GESTOR PÚBLICO
-- 4 HISTÓRIA DA ENAP NO DESEMPENHO DE SEUS PAPÉIS COMO ESCOLA DE GOVERNO
-- 4.1 PAPÉIS DAS ESCOLAS DE GOVERNO: UMA BREVE REVISÃO
-- 4.2 TRAJETÓRIA DOS PAPÉIS DA ENAP
-- 4.3 DIÁLOGO TEÓRICO-EMPÍRICO: TENTATIVA DE REVISÃO DO CONCEITO DE ESCOLA DE GOVERNO
-- 4.3.1 Tema: Marco Regulatório
-- 4.3.2 Tema: Formação, Capacitação e Treinamento
-- 4.3.3 Tema: Ensino Aplicado
-- 4.3.4 Tema: Pesquisa e Difusão
-- 5 HISTÓRIA DA ENAP E AS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS DESENVOLVIDAS
-- 5.1 COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL: UMA APROXIMAÇÃO COM A GESTÃO PÚBLICA
-- 5.2 COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS PELA ENAP
-- 5.2.1 A marca ENAP
-- 5.2.2 Formação de Competência de Gestão
-- 5.2.3 Espaço de encontro de competências
-- 5.2.4 Interpretação de demandas
-- 5.3 DIÁLOGO TEÓRICO-EMPÍRICO: “FOTOGRAFIAS” DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
-- 6 CONCLUSÃO
-- REFERÊNCIAS
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo Essa tese versa sobre escolas de governo e, particularmente, sobre a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A questão central é: Como a ENAP é escola de governo? O objetivo geral é compreender a ENAP como escola de governo; e os objetivos específicos são i) descrever a história organizacional da ENAP como escola de governo, de sua criação até a atualidade; ii) analisar os papéis desempenhados pela ENAP como escola de governo e iii) analisar as competências organizacionais da ENAP como escola de governo. Trata-se de uma abordagem histórica, dinâmica e processual da organização, dos papéis e das competências organizacionais em uma escola de governo. Trata-se de uma abordagem com base interpretativista. Como opção metodológica, esta tese utiliza predominantemente métodos históricos, os quais guiaram a decisão operacional quanto ao uso das técnicas de coleta de dados: entrevista com recurso da história oral temática, pesquisa documental e observação não participante. Privilegiam-se as narrativas das experiências de 17 atores, que participaram ou participam da história da ENAP. O processo analítico e interpretativo é desenvolvido com base nos princípios da Análise Temática, nas seguintes fases: primeiro a descrição do contexto da ENAP, seguida da análise dos papéis da ENAP e da identificação dos marcos históricos; em terceiro, a análise das competências organizacionais a partir de temas emergentes da narrativa dos atores, e no quarto momento, desenvolve-se um diálogo empírico teórico com o conceito de escola de governo e com as competências organizacionais da ENAP. Como principal resultado, afirma-se que a história dos papéis da ENAP e da formação de suas competências organizacionais foram marcadas por processos adaptativos, emergentes, incrementais, principalmente quando se entende que as práticas são padrões reconhecidos, ainda que variem de acordo com o cenário em que são desempenhados, são reconhecíveis, e pela sua própria execução, se disseminam e se modificam constantemente, recursivamente.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Desenvolvimento Organizacional
9 (RLIN) 12229
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
9 (RLIN) 67764
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Finalidades e Objetivos
9 (RLIN) 67765
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30449?mode=full
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202301
Identificação do catalogador Raynara
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese
Holdings
Status de empréstimo Perdido Fonte de classificação Status de danificação Não pode ser emprestado Código da coleção Localização permanente Localização atual Data de aquisição Fonte de aquisição Número de chamada Código de barras Date last seen Número de exemplar Preço efetivo a partir de Tipo de material
          Tese Biblioteca Graciliano Ramos Biblioteca Graciliano Ramos 2023-01-12 Doação 351 S5861h 2023-0026 2023-01-12 Ex. 1 2023-01-12 Tese

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha