História organizacional da ENAP : (Record no. 524186)
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000 -LÍDER | |
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Campo de controle fixo | nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA | |
Campo de controle | BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO | |
Campo de controle | 20230117163651.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO | |
Campo fixo de controle | 230112b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO | |
Agência catalogadora | BR-BrENAP |
Idioma da catalogação | Pt_BR |
041 ## - IDIOMA | |
Idioma do texto | por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO | |
Número de Classificação | 351 |
Cutter | S5861h |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL | |
9 (RLIN) | 67763 |
Nome pessoal | Silva, Manuela Ramos |
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL | |
Título principal | História organizacional da ENAP : |
Subtítulo | uma análise dos papéis desempenhados e das competências desenvolvidas / |
Indicação de responsabilidade | por Manuela Ramos Silva. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) | |
Lugar de publicação, distribuição, etc. | Salvador : |
Nome do editor, distribuidor, etc. | Universidade Federal da Bahia, |
Data de publicação, distribuição, etc | 2017. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA | |
Extensão | 208 f. |
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE | |
Nota de dissertação ou tese | Tese apresentada ao Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia – UFBA, como requisito parcial à obtenção do grau de Doutor em Administração. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO | |
Título | 1 INTRODUÇÃO |
-- | 2 ESCOLHAS EPISTEMOLÓGICAS, TEÓRICAS E METODOLÓGICAS |
-- | 2.1 ABORDAGEM HISTÓRICA E INTERPRETAÇÃO |
-- | 2.2 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS |
-- | 2.3 ANÁLISE TEMÁTICA |
-- | 2.4 PERCURSO DA PESQUISA: O DIÁLOGO E A TRANSFERIBILIDADE |
-- | 3 HISTÓRIA DA ENAP, EM PARALELO AO CONTEXTO DAS REFORMAS ADMINISTRATIVAS E À HISTÓRIA DA CARREIRA DE GESTOR PÚBLICO |
-- | 4 HISTÓRIA DA ENAP NO DESEMPENHO DE SEUS PAPÉIS COMO ESCOLA DE GOVERNO |
-- | 4.1 PAPÉIS DAS ESCOLAS DE GOVERNO: UMA BREVE REVISÃO |
-- | 4.2 TRAJETÓRIA DOS PAPÉIS DA ENAP |
-- | 4.3 DIÁLOGO TEÓRICO-EMPÍRICO: TENTATIVA DE REVISÃO DO CONCEITO DE ESCOLA DE GOVERNO |
-- | 4.3.1 Tema: Marco Regulatório |
-- | 4.3.2 Tema: Formação, Capacitação e Treinamento |
-- | 4.3.3 Tema: Ensino Aplicado |
-- | 4.3.4 Tema: Pesquisa e Difusão |
-- | 5 HISTÓRIA DA ENAP E AS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS DESENVOLVIDAS |
-- | 5.1 COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL: UMA APROXIMAÇÃO COM A GESTÃO PÚBLICA |
-- | 5.2 COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS PELA ENAP |
-- | 5.2.1 A marca ENAP |
-- | 5.2.2 Formação de Competência de Gestão |
-- | 5.2.3 Espaço de encontro de competências |
-- | 5.2.4 Interpretação de demandas |
-- | 5.3 DIÁLOGO TEÓRICO-EMPÍRICO: “FOTOGRAFIAS” DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS |
-- | 6 CONCLUSÃO |
-- | REFERÊNCIAS |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC | |
Nota de conteúdo | Essa tese versa sobre escolas de governo e, particularmente, sobre a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A questão central é: Como a ENAP é escola de governo? O objetivo geral é compreender a ENAP como escola de governo; e os objetivos específicos são i) descrever a história organizacional da ENAP como escola de governo, de sua criação até a atualidade; ii) analisar os papéis desempenhados pela ENAP como escola de governo e iii) analisar as competências organizacionais da ENAP como escola de governo. Trata-se de uma abordagem histórica, dinâmica e processual da organização, dos papéis e das competências organizacionais em uma escola de governo. Trata-se de uma abordagem com base interpretativista. Como opção metodológica, esta tese utiliza predominantemente métodos históricos, os quais guiaram a decisão operacional quanto ao uso das técnicas de coleta de dados: entrevista com recurso da história oral temática, pesquisa documental e observação não participante. Privilegiam-se as narrativas das experiências de 17 atores, que participaram ou participam da história da ENAP. O processo analítico e interpretativo é desenvolvido com base nos princípios da Análise Temática, nas seguintes fases: primeiro a descrição do contexto da ENAP, seguida da análise dos papéis da ENAP e da identificação dos marcos históricos; em terceiro, a análise das competências organizacionais a partir de temas emergentes da narrativa dos atores, e no quarto momento, desenvolve-se um diálogo empírico teórico com o conceito de escola de governo e com as competências organizacionais da ENAP. Como principal resultado, afirma-se que a história dos papéis da ENAP e da formação de suas competências organizacionais foram marcadas por processos adaptativos, emergentes, incrementais, principalmente quando se entende que as práticas são padrões reconhecidos, ainda que variem de acordo com o cenário em que são desempenhados, são reconhecíveis, e pela sua própria execução, se disseminam e se modificam constantemente, recursivamente. |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Desenvolvimento Organizacional |
9 (RLIN) | 12229 |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
9 (RLIN) | 67764 |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Finalidades e Objetivos |
9 (RLIN) | 67765 |
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO | |
Identificador uniforme de recurso - URI | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30449?mode=full |
Texto do link | Acesso ao PDF |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR | |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) | 202301 |
Identificação do catalogador | Raynara |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO | |
Tipo de material | Tese |
Status de empréstimo | Perdido | Fonte de classificação | Status de danificação | Não pode ser emprestado | Código da coleção | Localização permanente | Localização atual | Data de aquisição | Fonte de aquisição | Número de chamada | Código de barras | Date last seen | Número de exemplar | Preço efetivo a partir de | Tipo de material |
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Tese | Biblioteca Graciliano Ramos | Biblioteca Graciliano Ramos | 2023-01-12 | Doação | 351 S5861h | 2023-0026 | 2023-01-12 | Ex. 1 | 2023-01-12 | Tese |