<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 524303

Teorias de aprendizagem / (Record no. 524303)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20230315163536.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 230315b xxu||||| |||| 00| 0 por d
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER
ISBN 9788521637561
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO
Número de Classificação 370.1523
Cutter M838t
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
Nome pessoal Moreira, Marco Antonio
9 (RLIN) 68031
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Teorias de aprendizagem /
Indicação de responsabilidade por Marco Antonio Moreira. --
250 ## - EDIÇÃO
Edição 3. ed.
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Rio de Janeiro :
Nome do editor, distribuidor, etc. LTC,
Data de publicação, distribuição, etc 2022.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 230 p. :
Detalhes físicos adicionais il.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título Introdução
-- Behaviorismo, humanismo e cognitivismo (Um pseudo-organizador prévio)
-- Teorias (de aprendizagem)
-- Filosofias
-- Comportamentalismo
-- Cognitivismo
-- Humanismo
-- Um esquema conceitual
-- Capítulo 1. Teorias behavioristas antigas
-- Objetivo
-- Introdução - Teorias de aprendizagem
-- Teorias conexionistas (teorias estímulo-respostas) e teorias cognitivas
-- O behaviorismo (comportamentalismo) de Watson
-- A teoria da contiguidade de Guthrie
-- O conexionismo (associacionismo) de Thorndike
-- A teoria formal de Hull
-- Alguns postulados
-- Resumo do sistema
-- Hierarquia de família de hábitos e reação antecipada fracionária ao objetivo
-- Bibliografia
-- Capítulo 2. Teorias cognitivas antigas
-- Objetivo
-- Introdução - O cognitivismo
-- O modelo neuropsicológico de Hebb
-- Pensamento e aprendizagem segundo Hebb
-- Atitude (set), atenção e motivação: conceitos hebbianos relevantes para o ensino
-- O behaviorismo intencional de Tolman
-- Evidências experimentais
-- A teoria de Gestalt
-- Insight
-- Leis de percepção/aprendizagem
-- Teoria do campo de Lewin
-- Bibliografia
-- Capítulo 3. A teoria behaviorista de Skinner
-- Objetivo
-- Introdução
-- O behaviorismo de Skinner
-- Teoria do reforço: definições
-- O comportamento é controlado por suas consequências
-- Reforço positivo ou negativo
-- Condicionamento
-- Condicionamento operante e respondente
-- Extinção e esquecimento
-- Termos
-- Modelagem ou método de aproximações sucessivas
-- Modelagem e diferenciação de respostas
-- Discriminação
-- Generalização
-- Esmaecimento (Fading)
-- Termos
-- O processo instrucional segundo a abordagem skinneriana
-- Exemplos de aplicação da abordagem skinneriana: Instrução Programada, método Keller, objetivos operacionais (comportamentais)
-- Instrução Programada
-- Método Keller
-- Objetivos operacionais
-- Bibliografia
-- Capítulo 4. A teoria das hierarquias de aprendizagem Gagné
-- Objetivo
-- Introdução
-- A aprendizagem segundo Gagné
-- Eventos da aprendizagem
-- Resultados de aprendizagem
-- Habilidades intelectuais
-- Hierarquias de aprendizagem
-- Estratégias cognitivas
-- A instrução e o papel do professor segundo Gagné
-- Capítulo 5. A teoria de ensino de Bruner
-- Objetivo
-- Introdução
-- Desenvolvimento intelectual
-- Características de uma teoria de ensino
-- Predisposições
-- Estrutura e forma de conhecimento
-- Sequência e suas aplicações
-- Forma e distribuição do reforço
-- A instrução e o papel do professor segundo Bruner
-- Bibliografia
-- Capítulo 6. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget
-- Objetivo
-- Introdução
-- Períodos de desenvolvimento mental
-- Assimilação, acomodação e equilibração
-- Ações
-- Aprendizagem segundo Piaget
-- Algumas implicações da teoria de Piaget para o ensino
-- Bibliografia
-- Capítulo 7. A teoria da mediação de Vygotsky
-- Objetivo
-- Introdução
-- Instrumentos e signos
-- Interação social
-- Significados
-- A fala
-- Zona de desenvolvimento proximal
-- O método experimental de Vygotsky
-- Formação de conceitos
-- Aprendizagem e ensino
-- Bibliografia
-- Capítulo 8. A psicologia dos construtos pessoais de Kelly
-- Objetivo
-- Introdução
-- O homem-cientista
-- O universo de Kelly
-- Construtos
-- Teoria
-- Postulado fundamental
-- Corolário da construção
-- Corolário da individualidade
-- Corolário da organização
-- Corolário da dicotomia
-- Corolário da escolha
-- Corolário do âmbito
-- Corolário da experiência
-- Corolário da modulção
-- Corolário da fragmentação
-- Corolário da comunalidade (Commonality)
-- Corolário da sociabilidade
-- Aprendizagem e ensino
-- Bibliografia
-- Capítulo 9. A teoria da aprendizagem significante de Rogers
-- Objetivo
-- Introdução
-- A psicologia rogeriana
-- A aprendizagem segundo Rogers
-- O ensino na perspectiva de Rogers
-- Bibliografia
-- Capítulo 10. As pedagogias de Paulo Freire
-- Objetivo
-- A pedagogia do oprimido
-- A educação bancária
-- A educação dialógica, problematizadora
-- O estudar, o conhecer e o perguntar
-- Educação permanente, amor e consciência crítica
-- A pedagogia da autonomia
-- Aprendizagem e ensino
-- Bibliografia
-- Capítulo 11. A teoria da experiência de John Dewey
-- Objetivo
-- Introdução
-- Educação progressiva
-- Educação e democracia
-- Pragmatismo
-- Experiência
-- Interesse
-- Pensamento reflexivo
-- Ensino
-- Bibliografia
-- Capítulo 12. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel
-- Objetivo
-- Introdução
-- Aprendizagem significativa
-- De onde vêm os subsunçores?
-- Condições para ocorrência de aprendizagem significativa
-- Evidência da aprendizagem significativa
-- Tipos de aprendizagem significativa
-- Assimilação
-- Aprendizagem subordinada, superordenada e combinatória
-- Diferenciação progressiva e reconciliação integrativa
-- O processo instrucional segundo uma abordagem ausubeliana
-- Bibliografia
-- Capítulo 13. A teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin
-- Objetivo
-- A teoria de educação de Novak
-- O modelo de Gowin
-- Bibliografia
-- Capítulo 14. A teoria social cognitiva de Bandura
-- Objetivo
-- Introdução
-- Aprendizagem social
-- Modelos e modelação social
-- Autoeficácia
-- Autorregulação
-- Autorreflexão
-- Ensino
-- Bibliografia
-- Capítulo 15. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird
-- Objetivo
-- Introdução - Representações mentais
-- A teoria de Johnson-Laird
-- Modelos mentais
-- Imagens e modelos mentais
-- Imagens, proposições e modelos mentais
-- A natureza dos modelos mentais (1983, p. 396-446)
-- Tipologia dos modelos mentais
-- Bibliografia
-- Capítulo 16. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud
-- Objetivo
-- Introdução
-- Campos conceituais
-- Conceitos
-- Situações
-- Esquemas
-- Invariantes operatórios
-- A teoria dos campos conceituais: um resumo
-- Bibliografia
-- Capítulo 17. A teoria da aprendizagem significativa crítica de Moreira
-- Objetivo
-- Introdução
-- Aprendizagem significativa
-- Aprendizagem significativa crítica
-- A facilitação da aprendizagem significativa crítica
-- Bibliografia
-- Capítulo 18. A teoria da carga cognitiva de Sweller
-- Objetivo
-- Introdução
-- Memória de trabalho
-- Carga cognitiva
-- O conhecimento prévio
-- Memória a longo prazo
-- Implicações para o ensino
-- Bibliografia
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Aprendizagem
9 (RLIN) 11989
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Aprendizagem Cognitiva
9 (RLIN) 68032
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Ensino-Metodologia
9 (RLIN) 68033
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Psicologia Educacional
9 (RLIN) 20721
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202303
Identificação do catalogador Raynara
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Livro Geral
Holdings
Status de empréstimo Perdido Fonte de classificação Status de danificação Não pode ser emprestado Código da coleção Localização permanente Localização atual Data de aquisição Fonte de aquisição Número de chamada Código de barras Date last seen Número de exemplar Preço efetivo a partir de Tipo de material
          Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos Biblioteca Graciliano Ramos 2023-03-15 Compra 370.1523 M838t 2023-0146 2023-03-15 Ex. 1 2023-03-15 Livro Geral

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha