000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20230315163536.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
230315b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN |
9788521637561 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 ## - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Número de Classificação |
370.1523 |
Cutter |
M838t |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Moreira, Marco Antonio |
9 (RLIN) |
68031 |
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Teorias de aprendizagem / |
Indicação de responsabilidade |
por Marco Antonio Moreira. -- |
250 ## - EDIÇÃO |
Edição |
3. ed. |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
Rio de Janeiro : |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
LTC, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2022. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
230 p. : |
Detalhes físicos adicionais |
il. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
Introdução |
-- |
Behaviorismo, humanismo e cognitivismo (Um pseudo-organizador prévio) |
-- |
Teorias (de aprendizagem) |
-- |
Filosofias |
-- |
Comportamentalismo |
-- |
Cognitivismo |
-- |
Humanismo |
-- |
Um esquema conceitual |
-- |
Capítulo 1. Teorias behavioristas antigas |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução - Teorias de aprendizagem |
-- |
Teorias conexionistas (teorias estímulo-respostas) e teorias cognitivas |
-- |
O behaviorismo (comportamentalismo) de Watson |
-- |
A teoria da contiguidade de Guthrie |
-- |
O conexionismo (associacionismo) de Thorndike |
-- |
A teoria formal de Hull |
-- |
Alguns postulados |
-- |
Resumo do sistema |
-- |
Hierarquia de família de hábitos e reação antecipada fracionária ao objetivo |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 2. Teorias cognitivas antigas |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução - O cognitivismo |
-- |
O modelo neuropsicológico de Hebb |
-- |
Pensamento e aprendizagem segundo Hebb |
-- |
Atitude (set), atenção e motivação: conceitos hebbianos relevantes para o ensino |
-- |
O behaviorismo intencional de Tolman |
-- |
Evidências experimentais |
-- |
A teoria de Gestalt |
-- |
Insight |
-- |
Leis de percepção/aprendizagem |
-- |
Teoria do campo de Lewin |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 3. A teoria behaviorista de Skinner |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
O behaviorismo de Skinner |
-- |
Teoria do reforço: definições |
-- |
O comportamento é controlado por suas consequências |
-- |
Reforço positivo ou negativo |
-- |
Condicionamento |
-- |
Condicionamento operante e respondente |
-- |
Extinção e esquecimento |
-- |
Termos |
-- |
Modelagem ou método de aproximações sucessivas |
-- |
Modelagem e diferenciação de respostas |
-- |
Discriminação |
-- |
Generalização |
-- |
Esmaecimento (Fading) |
-- |
Termos |
-- |
O processo instrucional segundo a abordagem skinneriana |
-- |
Exemplos de aplicação da abordagem skinneriana: Instrução Programada, método Keller, objetivos operacionais (comportamentais) |
-- |
Instrução Programada |
-- |
Método Keller |
-- |
Objetivos operacionais |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 4. A teoria das hierarquias de aprendizagem Gagné |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
A aprendizagem segundo Gagné |
-- |
Eventos da aprendizagem |
-- |
Resultados de aprendizagem |
-- |
Habilidades intelectuais |
-- |
Hierarquias de aprendizagem |
-- |
Estratégias cognitivas |
-- |
A instrução e o papel do professor segundo Gagné |
-- |
Capítulo 5. A teoria de ensino de Bruner |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
Desenvolvimento intelectual |
-- |
Características de uma teoria de ensino |
-- |
Predisposições |
-- |
Estrutura e forma de conhecimento |
-- |
Sequência e suas aplicações |
-- |
Forma e distribuição do reforço |
-- |
A instrução e o papel do professor segundo Bruner |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 6. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
Períodos de desenvolvimento mental |
-- |
Assimilação, acomodação e equilibração |
-- |
Ações |
-- |
Aprendizagem segundo Piaget |
-- |
Algumas implicações da teoria de Piaget para o ensino |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 7. A teoria da mediação de Vygotsky |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
Instrumentos e signos |
-- |
Interação social |
-- |
Significados |
-- |
A fala |
-- |
Zona de desenvolvimento proximal |
-- |
O método experimental de Vygotsky |
-- |
Formação de conceitos |
-- |
Aprendizagem e ensino |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 8. A psicologia dos construtos pessoais de Kelly |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
O homem-cientista |
-- |
O universo de Kelly |
-- |
Construtos |
-- |
Teoria |
-- |
Postulado fundamental |
-- |
Corolário da construção |
-- |
Corolário da individualidade |
-- |
Corolário da organização |
-- |
Corolário da dicotomia |
-- |
Corolário da escolha |
-- |
Corolário do âmbito |
-- |
Corolário da experiência |
-- |
Corolário da modulção |
-- |
Corolário da fragmentação |
-- |
Corolário da comunalidade (Commonality) |
-- |
Corolário da sociabilidade |
-- |
Aprendizagem e ensino |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 9. A teoria da aprendizagem significante de Rogers |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
A psicologia rogeriana |
-- |
A aprendizagem segundo Rogers |
-- |
O ensino na perspectiva de Rogers |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 10. As pedagogias de Paulo Freire |
-- |
Objetivo |
-- |
A pedagogia do oprimido |
-- |
A educação bancária |
-- |
A educação dialógica, problematizadora |
-- |
O estudar, o conhecer e o perguntar |
-- |
Educação permanente, amor e consciência crítica |
-- |
A pedagogia da autonomia |
-- |
Aprendizagem e ensino |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 11. A teoria da experiência de John Dewey |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
Educação progressiva |
-- |
Educação e democracia |
-- |
Pragmatismo |
-- |
Experiência |
-- |
Interesse |
-- |
Pensamento reflexivo |
-- |
Ensino |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 12. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
Aprendizagem significativa |
-- |
De onde vêm os subsunçores? |
-- |
Condições para ocorrência de aprendizagem significativa |
-- |
Evidência da aprendizagem significativa |
-- |
Tipos de aprendizagem significativa |
-- |
Assimilação |
-- |
Aprendizagem subordinada, superordenada e combinatória |
-- |
Diferenciação progressiva e reconciliação integrativa |
-- |
O processo instrucional segundo uma abordagem ausubeliana |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 13. A teoria de educação de Novak e o modelo de ensino-aprendizagem de Gowin |
-- |
Objetivo |
-- |
A teoria de educação de Novak |
-- |
O modelo de Gowin |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 14. A teoria social cognitiva de Bandura |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
Aprendizagem social |
-- |
Modelos e modelação social |
-- |
Autoeficácia |
-- |
Autorregulação |
-- |
Autorreflexão |
-- |
Ensino |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 15. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução - Representações mentais |
-- |
A teoria de Johnson-Laird |
-- |
Modelos mentais |
-- |
Imagens e modelos mentais |
-- |
Imagens, proposições e modelos mentais |
-- |
A natureza dos modelos mentais (1983, p. 396-446) |
-- |
Tipologia dos modelos mentais |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 16. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
Campos conceituais |
-- |
Conceitos |
-- |
Situações |
-- |
Esquemas |
-- |
Invariantes operatórios |
-- |
A teoria dos campos conceituais: um resumo |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 17. A teoria da aprendizagem significativa crítica de Moreira |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
Aprendizagem significativa |
-- |
Aprendizagem significativa crítica |
-- |
A facilitação da aprendizagem significativa crítica |
-- |
Bibliografia |
-- |
Capítulo 18. A teoria da carga cognitiva de Sweller |
-- |
Objetivo |
-- |
Introdução |
-- |
Memória de trabalho |
-- |
Carga cognitiva |
-- |
O conhecimento prévio |
-- |
Memória a longo prazo |
-- |
Implicações para o ensino |
-- |
Bibliografia |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Aprendizagem |
9 (RLIN) |
11989 |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Aprendizagem Cognitiva |
9 (RLIN) |
68032 |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Ensino-Metodologia |
9 (RLIN) |
68033 |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Psicologia Educacional |
9 (RLIN) |
20721 |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
202303 |
Identificação do catalogador |
Raynara |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Livro Geral |