000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20230315180604.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
230315b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN |
9788524916571 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 0# - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Número de Classificação |
370.7201 |
Cutter |
L9414a |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Luckesi, Cipriano Carlos |
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Avaliação da aprendizagem : |
Subtítulo |
componente do ato pedagógico / |
Indicação de responsabilidade |
por Cipriano Carlos Luckesi. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
São Paulo, SP : |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Cortez, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2011. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
448 p. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
INTRODUÇÃO |
-- |
1ª PARTE - SEM AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANIFICADAS, NÃO HÁ AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
-- |
NOTA INTRODUTÓRIA À 1ª PARTE - AVALIAÇÃO A SERVIÇO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANIFICADAS |
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CAPÍTULO I - PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SEUS PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE E DISCENTE |
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1. Formação do educando |
-- |
1.1 Formação do educando como sujeito |
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1.2 Formação do educando como sujeito-cidadão |
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1.3 Formação do educando e o sagrado |
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1.4 Em síntese, a formação do educando inclui o eu, o eu e o outro, e o eu e o sagrado |
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2. Desenvolvimento e ampliação da consciência como focos de atenção na formação do educando |
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3. Relação entre conteúdos socioculturais e aprendizagem-desenvolvimento como ampliação da consciência |
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4. Investimento no ensino-aprendizagem em vista da formação do educando |
-- |
CAPÍTULO II - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA PEDAGÓGICA BEM-SUCEDIDA: MEDIAÇÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA |
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1. Primeiro mediador: uma teoria pedagógica compatível com a prática da avaliação da aprendizagem |
-- |
1.1. Da pedagogia tradicional para uma pedagogia construtiva |
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1.2. O ser humano como um ser que se desenvolve |
-- |
1.3. Como o ser humano se forma? |
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2. Segundo mediador: os conteúdos escolares |
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3. Terceiro mediador: a didática |
-- |
3.1. Aprendizagem inteligível e ativa |
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3.2. Passos didáticos no processo de ensinar e aprender |
-- |
3.2.1. Visão geral |
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3.2.2. Passos didáticos do ensino e da aprendizagem |
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3.3. Os passos didáticos no seu conjunto |
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4. Quarto mediador: o educador |
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4.1. Relação educador-educando |
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4.2. O profissional da educação |
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4.3. O educador como mediador entre a cultura elaborada e o educando |
-- |
5. Conclusão do capítulo |
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2ª PARTE - A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO |
-- |
NOTA INTRODUTÓRIA À 2ª PARTE - O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO |
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CAPÍTULO I - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO |
-- |
1. A investigação e suas consequências para a ação humana |
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1.1. Investigação e compreensão da realidade |
-- |
1.2. Os limites do conhecimento: o que é a realidade? |
-- |
1.3. Intervenção eficiente decorrente do conhecimento |
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2. Avaliação como investigação e intervenção e suas modalidades |
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3. Avaliação da aprendizagem como investigação e intervenção |
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CAPÍTULO II - PRIMEIRA CONSTATAÇÃO: A ESCOLA PRATICA MAIS EXAMES QUE AVALIAÇÃO |
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1. Características dos atos de examinar e avaliar na escola |
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2. A escola pratica mais o exame que a avaliação |
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CAPÍTULO III - SEGUNDA CONSTATAÇÃO: RAZÕES DA RESISTÊNCIA A TRANSITAR DO ATO DE EXAMINAR PARA O DE AVALIAR |
-- |
1. Replicação de condutas pedagógicas decorrentes do abuso dos exames em nossa vida |
-- |
2. Relações microssociais de disciplinamento e poder |
-- |
3. Heranças históricas da prática de acompanhamento da aprendizagem do estudante |
-- |
4. Contexto histórico-social |
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5. Conclusão do capítulo |
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CAPÍTULO IV - O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NA ESCOLA |
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1. Condições prévias de todo ato de avaliar |
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1.1. Disposição psicológica para o acolhimento da realidade |
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1.2. Corpo teórico com o qual opera a avaliação |
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2. Por uma compreensão do ato de avaliar |
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2.1. Avaliar: descrever e qualificar a realidade |
-- |
2.1.1. Primeiro passo diagnóstico: descrever a realidade |
-- |
2.1.2. Segundo passo do diagnóstico: qualificação da realidade |
-- |
2.2 Intervenção na realidade: complemento constitutivo da avaliação de acompanhamento |
-- |
3. Conclusão do capítulo |
-- |
CAPÍTULO V - INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM OLHAR CRÍTICO |
-- |
1. Instrumentos de avaliação ou instrumentos de coleta de dados para a avaliação? |
-- |
2. Instrumentos de coleta de dados: necessidade e função |
-- |
3. Um olhar crítico sobre os instrumentos de coleta de dados para a avaliação elaborados e utilizados em nossas escolas |
-- |
3.1. Consequências negativas de um instrumento defeituoso na coleta de dados |
-- |
3.2. Desvios nos instrumentos de coleta de dados para avaliação da aprendizagem na escola |
-- |
3.2.1. Instrumentos inadequados |
-- |
3.2.2. Desvio de conteúdo e ausência de sistematicidade no instrumento de coleta de dados |
-- |
3.2.3. Dois exemplos de instrumentos insatisfatórios utilizados em escolas |
-- |
3.2.4. Distorções comuns presentes nas questões elaboradas |
-- |
4. Conclusão do capítulo |
-- |
CAPÍTULO VI - INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM OLHAR CONSTRUTIVO |
-- |
1. Condições básicas para a elaboração de um instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem |
-- |
1.1. Projeto político-pedagógico da escola |
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1.2. Planejamento do ensino |
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1.3. Conteúdos escolares |
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1.4. Índices estatísticos |
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2. Da necessidade de planejar o instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem |
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3. Elaboração de questões para o instrumento de coleta e dados |
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4. Algumas regras para a elaboração de um adequado instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem |
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5. Organização das questões num instrumento |
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6. Modelos de aplicação de instrumentos |
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7. Uso dos instrumentos de coleta de dados para a avaliação |
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8. Aplicação dos instrumentos em sala de aula |
-- |
8.1. Chegada à sala de aula |
-- |
8.2. Acompanhamento dos estudantes no período destinado a responder ao instrumento |
-- |
9. Recolhimento, correção e devolução dos instrumentos |
-- |
9.1. Recolhimento e correção |
-- |
9.2. Devolução dos resultados |
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10. Cuidados com fatores que intervêm na aprendizagem e, consequentemente, no desempenho dos educandos |
-- |
11. Conclusão do capítulo |
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3ª PARTE - TEMAS CORRELATOS |
-- |
NOTA INTRODUTÓRIA À 3ª PARTE - TEMAS CORRELATOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
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CAPÍTULO I - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ÉTICA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS |
-- |
1. Ética e seus fundamentos |
-- |
2. Pactos éticos do educador na prática da avaliação da aprendizagem |
-- |
3. Ética e níveis de desenvolvimento |
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4. Pactos éticos, maturidade emocional e relações interpessoais |
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CAPÍTULO II - CATADO: QUESTÕES VARIADAS EM TORNO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA EDUCAÇÃO |
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1. Notas na escola |
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2. Avaliação por competência |
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3. Critérios para a avaliação da aprendizagem |
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4. A "cola" |
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5. Avaliação quantitativa e qualitativa |
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6. Avaliação e seleção |
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7. Avaliação e quantidade de trabalho do professor |
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8. Exame e autoridade do professor |
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9. Reprovação |
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10. Avaliação em larga escala na educação brasileira |
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11. Enem |
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EPÍLOGO |
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BIBLIOGRAFIA |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Pedagogia |
9 (RLIN) |
12230 |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Pesquisa Educacional - Metodologia |
9 (RLIN) |
68039 |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Professores |
9 (RLIN) |
68040 |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
202303 |
Identificação do catalogador |
Raynara |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Livro Geral |