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Avaliação da aprendizagem : (Record no. 524306)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20230315180604.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 230315b xxu||||| |||| 00| 0 por d
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER
ISBN 9788524916571
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 0# - IDIOMA
Idioma do texto por
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO
Número de Classificação 370.7201
Cutter L9414a
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
Nome pessoal Luckesi, Cipriano Carlos
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Avaliação da aprendizagem :
Subtítulo componente do ato pedagógico /
Indicação de responsabilidade por Cipriano Carlos Luckesi. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. São Paulo, SP :
Nome do editor, distribuidor, etc. Cortez,
Data de publicação, distribuição, etc 2011.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 448 p.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título INTRODUÇÃO
-- 1ª PARTE - SEM AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANIFICADAS, NÃO HÁ AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
-- NOTA INTRODUTÓRIA À 1ª PARTE - AVALIAÇÃO A SERVIÇO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANIFICADAS
-- CAPÍTULO I - PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SEUS PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE E DISCENTE
-- 1. Formação do educando
-- 1.1 Formação do educando como sujeito
-- 1.2 Formação do educando como sujeito-cidadão
-- 1.3 Formação do educando e o sagrado
-- 1.4 Em síntese, a formação do educando inclui o eu, o eu e o outro, e o eu e o sagrado
-- 2. Desenvolvimento e ampliação da consciência como focos de atenção na formação do educando
-- 3. Relação entre conteúdos socioculturais e aprendizagem-desenvolvimento como ampliação da consciência
-- 4. Investimento no ensino-aprendizagem em vista da formação do educando
-- CAPÍTULO II - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA PEDAGÓGICA BEM-SUCEDIDA: MEDIAÇÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA
-- 1. Primeiro mediador: uma teoria pedagógica compatível com a prática da avaliação da aprendizagem
-- 1.1. Da pedagogia tradicional para uma pedagogia construtiva
-- 1.2. O ser humano como um ser que se desenvolve
-- 1.3. Como o ser humano se forma?
-- 2. Segundo mediador: os conteúdos escolares
-- 3. Terceiro mediador: a didática
-- 3.1. Aprendizagem inteligível e ativa
-- 3.2. Passos didáticos no processo de ensinar e aprender
-- 3.2.1. Visão geral
-- 3.2.2. Passos didáticos do ensino e da aprendizagem
-- 3.3. Os passos didáticos no seu conjunto
-- 4. Quarto mediador: o educador
-- 4.1. Relação educador-educando
-- 4.2. O profissional da educação
-- 4.3. O educador como mediador entre a cultura elaborada e o educando
-- 5. Conclusão do capítulo
-- 2ª PARTE - A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO
-- NOTA INTRODUTÓRIA À 2ª PARTE - O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO
-- CAPÍTULO I - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO
-- 1. A investigação e suas consequências para a ação humana
-- 1.1. Investigação e compreensão da realidade
-- 1.2. Os limites do conhecimento: o que é a realidade?
-- 1.3. Intervenção eficiente decorrente do conhecimento
-- 2. Avaliação como investigação e intervenção e suas modalidades
-- 3. Avaliação da aprendizagem como investigação e intervenção
-- CAPÍTULO II - PRIMEIRA CONSTATAÇÃO: A ESCOLA PRATICA MAIS EXAMES QUE AVALIAÇÃO
-- 1. Características dos atos de examinar e avaliar na escola
-- 2. A escola pratica mais o exame que a avaliação
-- CAPÍTULO III - SEGUNDA CONSTATAÇÃO: RAZÕES DA RESISTÊNCIA A TRANSITAR DO ATO DE EXAMINAR PARA O DE AVALIAR
-- 1. Replicação de condutas pedagógicas decorrentes do abuso dos exames em nossa vida
-- 2. Relações microssociais de disciplinamento e poder
-- 3. Heranças históricas da prática de acompanhamento da aprendizagem do estudante
-- 4. Contexto histórico-social
-- 5. Conclusão do capítulo
-- CAPÍTULO IV - O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NA ESCOLA
-- 1. Condições prévias de todo ato de avaliar
-- 1.1. Disposição psicológica para o acolhimento da realidade
-- 1.2. Corpo teórico com o qual opera a avaliação
-- 2. Por uma compreensão do ato de avaliar
-- 2.1. Avaliar: descrever e qualificar a realidade
-- 2.1.1. Primeiro passo diagnóstico: descrever a realidade
-- 2.1.2. Segundo passo do diagnóstico: qualificação da realidade
-- 2.2 Intervenção na realidade: complemento constitutivo da avaliação de acompanhamento
-- 3. Conclusão do capítulo
-- CAPÍTULO V - INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM OLHAR CRÍTICO
-- 1. Instrumentos de avaliação ou instrumentos de coleta de dados para a avaliação?
-- 2. Instrumentos de coleta de dados: necessidade e função
-- 3. Um olhar crítico sobre os instrumentos de coleta de dados para a avaliação elaborados e utilizados em nossas escolas
-- 3.1. Consequências negativas de um instrumento defeituoso na coleta de dados
-- 3.2. Desvios nos instrumentos de coleta de dados para avaliação da aprendizagem na escola
-- 3.2.1. Instrumentos inadequados
-- 3.2.2. Desvio de conteúdo e ausência de sistematicidade no instrumento de coleta de dados
-- 3.2.3. Dois exemplos de instrumentos insatisfatórios utilizados em escolas
-- 3.2.4. Distorções comuns presentes nas questões elaboradas
-- 4. Conclusão do capítulo
-- CAPÍTULO VI - INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM OLHAR CONSTRUTIVO
-- 1. Condições básicas para a elaboração de um instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem
-- 1.1. Projeto político-pedagógico da escola
-- 1.2. Planejamento do ensino
-- 1.3. Conteúdos escolares
-- 1.4. Índices estatísticos
-- 2. Da necessidade de planejar o instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem
-- 3. Elaboração de questões para o instrumento de coleta e dados
-- 4. Algumas regras para a elaboração de um adequado instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem
-- 5. Organização das questões num instrumento
-- 6. Modelos de aplicação de instrumentos
-- 7. Uso dos instrumentos de coleta de dados para a avaliação
-- 8. Aplicação dos instrumentos em sala de aula
-- 8.1. Chegada à sala de aula
-- 8.2. Acompanhamento dos estudantes no período destinado a responder ao instrumento
-- 9. Recolhimento, correção e devolução dos instrumentos
-- 9.1. Recolhimento e correção
-- 9.2. Devolução dos resultados
-- 10. Cuidados com fatores que intervêm na aprendizagem e, consequentemente, no desempenho dos educandos
-- 11. Conclusão do capítulo
-- 3ª PARTE - TEMAS CORRELATOS
-- NOTA INTRODUTÓRIA À 3ª PARTE - TEMAS CORRELATOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
-- CAPÍTULO I - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ÉTICA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
-- 1. Ética e seus fundamentos
-- 2. Pactos éticos do educador na prática da avaliação da aprendizagem
-- 3. Ética e níveis de desenvolvimento
-- 4. Pactos éticos, maturidade emocional e relações interpessoais
-- CAPÍTULO II - CATADO: QUESTÕES VARIADAS EM TORNO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA EDUCAÇÃO
-- 1. Notas na escola
-- 2. Avaliação por competência
-- 3. Critérios para a avaliação da aprendizagem
-- 4. A "cola"
-- 5. Avaliação quantitativa e qualitativa
-- 6. Avaliação e seleção
-- 7. Avaliação e quantidade de trabalho do professor
-- 8. Exame e autoridade do professor
-- 9. Reprovação
-- 10. Avaliação em larga escala na educação brasileira
-- 11. Enem
-- EPÍLOGO
-- BIBLIOGRAFIA
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Pedagogia
9 (RLIN) 12230
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Pesquisa Educacional - Metodologia
9 (RLIN) 68039
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Professores
9 (RLIN) 68040
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202303
Identificação do catalogador Raynara
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Livro Geral
Holdings
Status de empréstimo Perdido Fonte de classificação Status de danificação Não pode ser emprestado Código da coleção Localização permanente Localização atual Data de aquisição Fonte de aquisição Número de chamada Código de barras Date last seen Número de exemplar Preço efetivo a partir de Tipo de material
          Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos Biblioteca Graciliano Ramos 2023-03-15 Compra 370.7201 L9414a 2023-0149 2023-03-15 Ex. 1 2023-03-15 Livro Geral

Escola Nacional de Administração Pública

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Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
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Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

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