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Da administração pública burocrática à gerencial / por Luiz Carlos Bresser-Pereira. --

By: PEREIRA, Luiz Carlos Bresser.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 1996Description: p. 07-40.Subject(s): Reforma do Estado | Gerência no Setor Público | Burocracia | Função do Estado | Propriedade Pública | Propriedade Privada | Globalização | Economia InternacionalOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP Ano 47, v.120, n.1, p. 7-40, jan./abr. 1996Abstract: Este artigo analisa os aspectos essenciais da reforma administrativa do Estado que esta sendo proposta pelo Governo Fernando Henrique Cardoso. Como resposta a crise do Estado e ao processo de globalização da econômia mundial, essa proposta visa fundamentalmente implantar uma administração do tipo burocrática, atualmente predominante. No texto, faz-se uma analise da crise da administração pública burocrática brasileira e são definidas as linhas mestras para a implantação da administração pública gerêncial, fundamental para responder a redefinição funcões do estado. Finalmente, relacionam-se as acões realizadas pelo Estado. Finalmente, relacionam-se as acões realizadas pelo Estado, que podem ser divididas em quatro tipos - núcleo estratégico, atividades exclusivas de Estado, serviços sociais competitivos ou não exclusivos, e produção para o mercado - com tres tipos de propriedade. Os primeiros dois tipos de ações estão relacionados a propriedade pública não-estatal; e o quarto tipo de ação a propriedade privada
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Este artigo analisa os aspectos essenciais da reforma administrativa do Estado que esta sendo proposta pelo Governo Fernando Henrique Cardoso. Como resposta a crise do Estado e ao processo de globalização da econômia mundial, essa proposta visa fundamentalmente implantar uma administração do tipo burocrática, atualmente predominante. No texto, faz-se uma analise da crise da administração pública burocrática brasileira e são definidas as linhas mestras para a implantação da administração pública gerêncial, fundamental para responder a redefinição funcões do estado. Finalmente, relacionam-se as acões realizadas pelo Estado. Finalmente, relacionam-se as acões realizadas pelo Estado, que podem ser divididas em quatro tipos - núcleo estratégico, atividades exclusivas de Estado, serviços sociais competitivos ou não exclusivos, e produção para o mercado - com tres tipos de propriedade. Os primeiros dois tipos de ações estão relacionados a propriedade pública não-estatal; e o quarto tipo de ação a propriedade privada

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