<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Emprego e renda no setor informal :
Normal view MARC view ISBD view

Emprego e renda no setor informal : o caso de Fortaleza / por Clóvis Cavalcanti. --

By: Cavalcanti, Clovis.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FUNCEP, 1983Description: p. 113-125.Subject(s): Setor Informal | Emprego | Renda | Mao-de-Obra | Avaliacao do Publico | Populacao | Condicao Financeira | Analise DemograficaOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Servico Publico Ano 40, v.111, n.1, p. 113-126, jan-mar 1983Summary: Quem são as pessoas que trabalham no setor informal, quais suas motivações e qual o escalão e perfil da condição sócio-econômica em que estão colocadas? Qual a relação dos trabalhadores informais e suas famílias com a pobreza urbana de um centro metropolitano que atrai migrantes e não se revela pródigo no oferecimento de meios para uma sobrevivência firme de inúmeros de seus residentes? Perguntas desse jaez incitam a curiosidade de quem se debruça sobre o setor informal, desejando compreender de que maneira ele se presta para solucionar problemas de emprego e renda, evitando sobretudo maiores sacrifícios para a população que não se beneficia do processo de crescimento do produto por habitante que tem lugar no país. Essa população de não-beneficiários presumíveis constitui precisamente o objeto de análise do presente artigo que, apoiando-se em dados coletados durante pesquisa de campo na capital do Ceará em julho-agosto de 1978 — tomando junho do mesmo ano como período de referência —, examina traços demográficos, sócio-econômicos e relativos às ocupações da população em epígrafe.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Quem são as pessoas que trabalham no setor informal, quais suas motivações e qual o escalão e perfil da condição sócio-econômica em que estão colocadas? Qual a relação dos trabalhadores informais e suas famílias com a pobreza urbana de um centro metropolitano que atrai migrantes e não se revela pródigo no oferecimento de meios para uma sobrevivência firme de inúmeros de seus residentes? Perguntas desse jaez incitam a curiosidade de quem se debruça sobre o setor informal, desejando compreender de que maneira ele se presta para solucionar problemas de emprego e renda, evitando sobretudo maiores sacrifícios para a população que não se beneficia do processo de crescimento do produto por habitante que tem lugar no país. Essa população de não-beneficiários presumíveis constitui precisamente o objeto de análise do presente artigo que, apoiando-se em dados coletados durante pesquisa de campo na capital do Ceará em julho-agosto de 1978 — tomando junho do mesmo ano como período de referência —, examina traços demográficos, sócio-econômicos e relativos às ocupações da população em epígrafe.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha