<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: A Unificação de Princípicos na Constituição Federal de 1967
Normal view MARC view ISBD view

A Unificação de Princípicos na Constituição Federal de 1967

By: Duarte, Clenício da Silva.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : DASP, jan./abr. 1972Revista do Serviço Público - RSP 107, 1, p. 23-29Abstract: O Estado federal e a descentralização como fenômeno intrínseco a essa forma de Estado, nos primórdios de sua criação. O recuo centralizador como fenõmeno universal decorrente, em grande parte, da revolução tecnológica posterior à segunda guerra mundial, o que acarretou, entre outras medidas, a revisão da Teoria Política. Abstract: 2. A descentralização, para tornar-se eficaz, impõe desenvolvimento econômico e cultural.Abstract: 3. A unificação de princípios costitucionais como resultante da centralização, o que determinou acentuada restrição à autonomia dos Estados-membros e municípios em benefício da dinamização da gestão da coisa pública.Abstract: 4. O cerceamento da livre estipulação constitucional dos Estados-Membros e dos Municípios como decorrência da unificação de princípios.Abstract: 5. A incorporação imediata de princípios constitucionais, quer expressamente determinada, quer implicitamente, feita a necessária daptação, na forma do art. 200, caput, da Constituição Federal, na redação em vigor. Abstract: 6. Relação dos princípios expressamente dirigidos aos Estados, aplicáveis igualmente, no que couberem, aos Municípios.Abstract: 7. Os princípios imlpícitos, carentes de adaptação.Abstract: 8. Conclusão
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O Estado federal e a descentralização como fenômeno intrínseco a essa forma de Estado, nos primórdios de sua criação. O recuo centralizador como fenõmeno universal decorrente, em grande parte, da revolução tecnológica posterior à segunda guerra mundial, o que acarretou, entre outras medidas, a revisão da Teoria Política.

2. A descentralização, para tornar-se eficaz, impõe desenvolvimento econômico e cultural.

3. A unificação de princípios costitucionais como resultante da centralização, o que determinou acentuada restrição à autonomia dos Estados-membros e municípios em benefício da dinamização da gestão da coisa pública.

4. O cerceamento da livre estipulação constitucional dos Estados-Membros e dos Municípios como decorrência da unificação de princípios.

5. A incorporação imediata de princípios constitucionais, quer expressamente determinada, quer implicitamente, feita a necessária daptação, na forma do art. 200, caput, da Constituição Federal, na redação em vigor.

6. Relação dos princípios expressamente dirigidos aos Estados, aplicáveis igualmente, no que couberem, aos Municípios.

7. Os princípios imlpícitos, carentes de adaptação.

8. Conclusão

RSP jan./abril de 1972

volume 107 número 1 1972

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha