Ficcão como vitrine; a telenovela na promoção do consumo
By: ALMEIDA, Heloisa Buarque de.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : Cebrap, Julho 2003Novos Estudos 66, p. 179-170Abstract: Este artigo focaliza a esfera da televisão comercial brasileira em sua interface com a publicidade e a forma de funcionamento simbólico da propaganda, examinando as associações entre telenovela e consumo. Argumenta-se que os recursos televisivos de promoção de consumo não se restringem aos anúncios no intervalo comercial ou ao merchandising: ao explorar na própria caracterização das personagens o uso de produtos e serviços que compõem certos estilos de vida, a telenovela mostra como os bens de consumo demarcam as distinções sociais. A análise toma como referência a novela O Rei do Gado, exibida pela TV Globo em 1996-97Este artigo focaliza a esfera da televisão comercial brasileira em sua interface com a publicidade e a forma de funcionamento simbólico da propaganda, examinando as associações entre telenovela e consumo. Argumenta-se que os recursos televisivos de promoção de consumo não se restringem aos anúncios no intervalo comercial ou ao merchandising: ao explorar na própria caracterização das personagens o uso de produtos e serviços que compõem certos estilos de vida, a telenovela mostra como os bens de consumo demarcam as distinções sociais. A análise toma como referência a novela O Rei do Gado, exibida pela TV Globo em 1996-97
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