<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Empresariado, regime político e democracia :
Normal view MARC view ISBD view

Empresariado, regime político e democracia : Brasil, anos de 1990

By: COSTA, Paulo Roberto Neves.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo - SP : ANPOCS, Fevereiro 2005Subject(s): Empresariado | Democracia | Brasil | Política e governo | Década de 1990 | CorporativismoOnline resources: Acesso Revista Brasileira de Ciências Sociais 20, 57, p. 109-126Abstract: Considerando a importância do estudo do comportamento do empresariado em face não apenas do modelo de desenvolvimento e da política econômica, mas também das instituições políticas e da democracia, este artigo analisa as relações entre a ação política do empresariado e o processo de institucionalização e consolidação da democracia, ou seja, do regime político democrático no Brasil pós-1988. Tomando por referência a Associação Comercial de São Paulo e a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, constatamos que, ao compararmos com o período autoritário, houve mais continuidade do que ruptura na forma de essas entidades avaliarem e agirem em face das instituições políticas. Isso não significa a ausência de uma ação política, nem que não tenha ocorrido nenhum tipo de mudança no comportamento dessas entidades, mas que as ações se voltaram muito raramente para as características do arranjo das instituições políticas no contexto de retomada e consolidação da democracia. Ademais, verificamos que isso corroborou certas particularidades do regime político ora vigente no país.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Considerando a importância do estudo do comportamento do empresariado em face não apenas do modelo de desenvolvimento e da política econômica, mas também das instituições políticas e da democracia, este artigo analisa as relações entre a ação política do empresariado e o processo de institucionalização e consolidação da democracia, ou seja, do regime político democrático no Brasil pós-1988. Tomando por referência a Associação Comercial de São Paulo e a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, constatamos que, ao compararmos com o período autoritário, houve mais continuidade do que ruptura na forma de essas entidades avaliarem e agirem em face das instituições políticas. Isso não significa a ausência de uma ação política, nem que não tenha ocorrido nenhum tipo de mudança no comportamento dessas entidades, mas que as ações se voltaram muito raramente para as características do arranjo das instituições políticas no contexto de retomada e consolidação da democracia. Ademais, verificamos que isso corroborou certas particularidades do regime político ora vigente no país.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha