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A representação social de ONGs segundo formadores deopiniao do município do Rio de Janeiro

By: VERGARA, Sylvia Constant.
Contributor(s): FERREIRA, Victor Cláudio Paradela.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FVGs, Set. /Out. 2005Subject(s): Legitimidade | Terceiro SetorRAP Revista de Administração Pública 39, 5, p. 1137-1159Abstract: O conceito de organizacões não-governamentais (ONGs) é polissêmico, não havendo ainda um marco teórico consolidado sobre o que pode ou não ser considerado uma ONG. Mais do que uma simples questão semântica porém, o que o fato revela é a dificuldade que se tem encontrado em entender as diversas faces dessas organizações. A dificuldade não tem representado, no entanto, um impeditivo ao seu crescimento; ao contrário, elas se expandiram de forma muito acentuada nas últimas décadas. Para compreender o fenômeno, este artigo apoiou-se na teoria das representações sociais e procurou identificar qual a representação social de ONGs feita pelos formadores de opinião do Rio de Janeiro. Elegeu a técnica de evocação de palavras para a coleta de dados. À tal evocação seguiu-se a apresentação de afirmações, com as quais os respodentes deveriam concordas ou não. A pesquisa revela que a representação social de ONG comporta, significativamente, várias idérias de conotação positiva, demonstrando que a sociedade tem legitimado esse tipo de organização, dando respaldo, portanto, à sua expansão
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O conceito de organizacões não-governamentais (ONGs) é polissêmico, não havendo ainda um marco teórico consolidado sobre o que pode ou não ser considerado uma ONG. Mais do que uma simples questão semântica porém, o que o fato revela é a dificuldade que se tem encontrado em entender as diversas faces dessas organizações. A dificuldade não tem representado, no entanto, um impeditivo ao seu crescimento; ao contrário, elas se expandiram de forma muito acentuada nas últimas décadas. Para compreender o fenômeno, este artigo apoiou-se na teoria das representações sociais e procurou identificar qual a representação social de ONGs feita pelos formadores de opinião do Rio de Janeiro. Elegeu a técnica de evocação de palavras para a coleta de dados. À tal evocação seguiu-se a apresentação de afirmações, com as quais os respodentes deveriam concordas ou não. A pesquisa revela que a representação social de ONG comporta, significativamente, várias idérias de conotação positiva, demonstrando que a sociedade tem legitimado esse tipo de organização, dando respaldo, portanto, à sua expansão

RAP Setembro a Outubro 2005

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