Formação e aprendizagem pela prática : a força das relações de parentesco por consideração em uma organização de ensino superior
By: SOUZA-SILVA, Jader C. de.
Contributor(s): DAVEL, Eduardo.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Jan-Fev 2005Subject(s): Aprendizagem | Formação Profissional | Comportamento OrganizacionalRAP Revista de Administração Pública 39, 1, p. 43-67Abstract: conhecimento, formação e capacidade de aprendizagem tornam-se características vitais das sociedades e das organizações contemporâneas que buscam prosperidade e perendade. Todavia, formação e aprendizagem ainda são excessivamente consideradas como processos de transmissão linear, segmentada e formalizada. No intuito de complementar tal concepção, esta pesquisa explora uma abordagem prática e relacional da formação e da ser, simultaneamente, caracterizada como familiar e intensiva em conhecimento. Em tal contexto organizacional, a relação de parentesco aparece como um conceito-chave para entender o processo de formação e de aprendizagem pela prática. Implicações para a pesquisa e teoria são sugeridasconhecimento, formação e capacidade de aprendizagem tornam-se características vitais das sociedades e das organizações contemporâneas que buscam prosperidade e perendade. Todavia, formação e aprendizagem ainda são excessivamente consideradas como processos de transmissão linear, segmentada e formalizada. No intuito de complementar tal concepção, esta pesquisa explora uma abordagem prática e relacional da formação e da ser, simultaneamente, caracterizada como familiar e intensiva em conhecimento. Em tal contexto organizacional, a relação de parentesco aparece como um conceito-chave para entender o processo de formação e de aprendizagem pela prática. Implicações para a pesquisa e teoria são sugeridas
RAP Janeiro a Fevereiro 2005
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