<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: A educação ambiental e a gestão ambiental em cursos de graduação em administração :
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A educação ambiental e a gestão ambiental em cursos de graduação em administração : objetivos, desafios e propostas

By: BARBIERI, José Carlos.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Nov. /Dez. 2004Subject(s): Educação Ambiental | Desenvolvimento Sustentável | Administração | Administração de Empresas | Meio Ambiente | Política AmbientalRAP Revista de Administração Pública 38, 6, p. 919-946Abstract: Este artigo trata de questões problemáticas relacionadas com a implementação da educação ambiental (EA) em cursos de graduação em administração, conforme estabelece a legislação brasileira. Inicialmente, o artigo discute a evolução da EA associada aos conceitos de desenvolvimento sustentável e apresenta seus principais objetivos, princípios e orientações metodológicas adotados pela legislação brasileira sobre EA. Em seguida comenta as principais questões tratadas pela legislaçção com respeito aos cursos universitários. Por fim apresenta alguns dos principas problemas que dificultam a EA nos cursos de abministração, como o antropocentrismo que caracteriza a teoria e a prática administrativa de um modo geral e, em especial, da administração empresarial. Entre os outros desafios discutidos para implementar a EA nesses cursos estão as dificuldades para implementar uma abordagem multi, inter e transdisciplinar e a presença de uma disciplina denominada gestão ambiental, que não pode ser confundida com EA nem substituí-la. O texto defende a idéia de que essa disciplina é necessária e deve permanecer enquanto as questões ambientais não estiverm adequadamente tratadas pelas demais disciplinas
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Este artigo trata de questões problemáticas relacionadas com a implementação da educação ambiental (EA) em cursos de graduação em administração, conforme estabelece a legislação brasileira. Inicialmente, o artigo discute a evolução da EA associada aos conceitos de desenvolvimento sustentável e apresenta seus principais objetivos, princípios e orientações metodológicas adotados pela legislação brasileira sobre EA. Em seguida comenta as principais questões tratadas pela legislaçção com respeito aos cursos universitários. Por fim apresenta alguns dos principas problemas que dificultam a EA nos cursos de abministração, como o antropocentrismo que caracteriza a teoria e a prática administrativa de um modo geral e, em especial, da administração empresarial. Entre os outros desafios discutidos para implementar a EA nesses cursos estão as dificuldades para implementar uma abordagem multi, inter e transdisciplinar e a presença de uma disciplina denominada gestão ambiental, que não pode ser confundida com EA nem substituí-la. O texto defende a idéia de que essa disciplina é necessária e deve permanecer enquanto as questões ambientais não estiverm adequadamente tratadas pelas demais disciplinas

RAP Novembro a Dezembro 2004

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