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Redes estratégicas no setor de aviação : o caso Varig-Star Alliance

By: MACEDO-SOARES, T. Diana L. V. A. de.
Contributor(s): TATIANA, L. Tauhata | LIMA, Francisco Carvalho de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Set. /Out. 2004Subject(s): Desempenho Organizacional | Planejamento Estratégico | Setor PrivadoRAP Revista de Administração Pública 38, 5, p. 751-777Abstract: Com o cenário muundial cade vez mais competitivo, a integração em redes de aliaças estrttégicas torna-se um meio eficaz de sucesso e, em certos casos, até de sobrevivência, em particular no setor de aviação. O propósito deste artigo é abrir caminho para verificar a adequação da associação de empresas em redes estratégicas, do tipo constelação, no setor de aviação, às suas estratégias individuais, por meio de um estudo de caso. O estudo teve como foco a Varig, maior empresa aérea da América Latina, e sua associação à Star Alliance, atualmente a maior rede de alianças estratégicas entre empresas aéreas. Foram utilizados vários bancos de dados para alimentar a pesquisa, provenientes de órgãos ligados à aviação civil no Brasil e no mundo. Também foram analisadas as percepções dos principais executivos da Varig, envolvidos em atividades da Star Alliance, sobre o papel e as características relevantes dessa rede para a estratégia da Varig, coletadas por meio de um questionário semi-estruturado. com o auxílio de um ferramental desenvolvido para realizar análises estratégicas na perspectiva relacional, ou seja, pertinente a relacionamentos entre empresas, o estudo evidenciou a importância de considerar as implicações estratégicas dos relacionamentos no planejamento da empresa
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Com o cenário muundial cade vez mais competitivo, a integração em redes de aliaças estrttégicas torna-se um meio eficaz de sucesso e, em certos casos, até de sobrevivência, em particular no setor de aviação. O propósito deste artigo é abrir caminho para verificar a adequação da associação de empresas em redes estratégicas, do tipo constelação, no setor de aviação, às suas estratégias individuais, por meio de um estudo de caso. O estudo teve como foco a Varig, maior empresa aérea da América Latina, e sua associação à Star Alliance, atualmente a maior rede de alianças estratégicas entre empresas aéreas. Foram utilizados vários bancos de dados para alimentar a pesquisa, provenientes de órgãos ligados à aviação civil no Brasil e no mundo. Também foram analisadas as percepções dos principais executivos da Varig, envolvidos em atividades da Star Alliance, sobre o papel e as características relevantes dessa rede para a estratégia da Varig, coletadas por meio de um questionário semi-estruturado. com o auxílio de um ferramental desenvolvido para realizar análises estratégicas na perspectiva relacional, ou seja, pertinente a relacionamentos entre empresas, o estudo evidenciou a importância de considerar as implicações estratégicas dos relacionamentos no planejamento da empresa

RAP Setembro a Outubro 2004

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