Práticas discursivas e formação de um campo científico : poder e (pré) conceitos no campo da genética
By: PECI, Alketa.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Maio. /Jun. 2003Subject(s): Envento | Poder | Terceiro SetorRAP Revista de Administração Pública 37, 3, p. 569-589Abstract: Este artigo aresenta uma análise dos processos de formação de um campo científico a partir de referencial teórico baseado na obra de foucault (fase arqueológica). Argumenta que a principal vantagem desta abordagem reside no fim das dicotomias e dualidades - típicas do pensamento estrutural - e na incorporação da dimensão do poder na análise dos processos formativos. Buscando demonstrar a circularidade existente entre os campos sociais, políticos e científicos, salienta a importância do discurso eugênico, das relações de classe e gênero, do poder econômico e ideológico na formação do campo cienético da genética nos EUA do final do século XIX e início do XX. O papel das fundações filantrópicas, principais organizações presentes nesse campo de poder, é ressaltado. Paralelamente, o artigo destaca o poder da metáfora da "ação genética" não apenas em termos cognitivos, mas também em termos de legitimidade do novo campo científicoEste artigo aresenta uma análise dos processos de formação de um campo científico a partir de referencial teórico baseado na obra de foucault (fase arqueológica). Argumenta que a principal vantagem desta abordagem reside no fim das dicotomias e dualidades - típicas do pensamento estrutural - e na incorporação da dimensão do poder na análise dos processos formativos. Buscando demonstrar a circularidade existente entre os campos sociais, políticos e científicos, salienta a importância do discurso eugênico, das relações de classe e gênero, do poder econômico e ideológico na formação do campo cienético da genética nos EUA do final do século XIX e início do XX. O papel das fundações filantrópicas, principais organizações presentes nesse campo de poder, é ressaltado. Paralelamente, o artigo destaca o poder da metáfora da "ação genética" não apenas em termos cognitivos, mas também em termos de legitimidade do novo campo científico
RAP Maio a Junho 2003
There are no comments for this item.