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Instituições de ensino superior governamentais e particulares : avaliação comparativa eficiência

By: FAÇANHA, Luís Otávio.
Contributor(s): MARINHO, Alexandre.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Nov. /Dez. 2001Subject(s): Instituição de ensino | análise comparativa | eficiênciaRAP Revista de Administração Pública 35, 6, p. 83-107Abstract: Este artigo estuda e fornece um tratamento empírico preliminar das informações divulgadas pelos censos de ensino superior de 1995, 1996,1997 e 1998, relativos às atividades das instituições de ensino superior (IESs), e dos dados obtidos junto à Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (Capes) do Ministério da Educação e do Desporto (MEC), referente a programas de pós-graduação de organizações universitárias brasileiras. As duas bases de dados são exploradas com o uso da análise de envoltória de dados (DEA), técnica que possibilita análises flexíveis e estruturadas de eficiência comparativa de organizações complexas conforme são as IESs brasileiras. São realizadas comparações entre o desempenho das grandes regiões brasileiras, entre as diferentes naturezas administrativas das IESs e entre as grandes àreas de conhecimento
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Este artigo estuda e fornece um tratamento empírico preliminar das informações divulgadas pelos censos de ensino superior de 1995, 1996,1997 e 1998, relativos às atividades das instituições de ensino superior (IESs), e dos dados obtidos junto à Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (Capes) do Ministério da Educação e do Desporto (MEC), referente a programas de pós-graduação de organizações universitárias brasileiras. As duas bases de dados são exploradas com o uso da análise de envoltória de dados (DEA), técnica que possibilita análises flexíveis e estruturadas de eficiência comparativa de organizações complexas conforme são as IESs brasileiras. São realizadas comparações entre o desempenho das grandes regiões brasileiras, entre as diferentes naturezas administrativas das IESs e entre as grandes àreas de conhecimento

RAP Novembro a Dezembro 2001

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