Treinamento a distância de professores leigos em serviço : avaliação do programa Proformação
By: JOIA, Luiz Antonio.
Material type: ArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Nov. /Dez. 2001Subject(s): ensino a distância | avaliação de projetos | capital humano | política educacional | política pública | capacitação profissionalRAP Revista de Administração Pública 35, 6, p. 119-151Abstract: A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que define hohe o contexto educacional brasileiro, determina que, até o ano de 2006, somente professores que tenham nível superior ou que tenham sido titulados por treinamento em exercício em exercício poderão continuar a dar aulas no ensino fundamental. Só serão aceitos professores sem nível superior nas quatro primeiras séries do ensino fundamental depois que eles forem submetidos, com sucesso, a processo de qualificação para obtenção, em dois anos, do segundo grau com especialização em magistério. Em vista disso, o governo federal, através do Fundescola, lançou o programa Proformação, para qualificação, a distância de professores leigos em serviço. Este artigo avalia esse projeto educacional, de modo averificar suas características, levantando os problemas existentes e as realizações. O desenho do prjeto de ensino a distância, baseado em vídeos, material impresso específico, tutoria, portfólios e multiplicação em carscão em cascata, é também analisado detaladamente Através de viagens pelo Brasil, coleta de dados de campo, aplicação de questionários e de outras ferramentas, buscou-se uma avaliação global da situação atual do projeto de modo que intervenções educacionais de igual porte possam ser realizadas com ainda maior eficiência e eficáciaA nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que define hohe o contexto educacional brasileiro, determina que, até o ano de 2006, somente professores que tenham nível superior ou que tenham sido titulados por treinamento em exercício em exercício poderão continuar a dar aulas no ensino fundamental. Só serão aceitos professores sem nível superior nas quatro primeiras séries do ensino fundamental depois que eles forem submetidos, com sucesso, a processo de qualificação para obtenção, em dois anos, do segundo grau com especialização em magistério. Em vista disso, o governo federal, através do Fundescola, lançou o programa Proformação, para qualificação, a distância de professores leigos em serviço. Este artigo avalia esse projeto educacional, de modo averificar suas características, levantando os problemas existentes e as realizações. O desenho do prjeto de ensino a distância, baseado em vídeos, material impresso específico, tutoria, portfólios e multiplicação em carscão em cascata, é também analisado detaladamente Através de viagens pelo Brasil, coleta de dados de campo, aplicação de questionários e de outras ferramentas, buscou-se uma avaliação global da situação atual do projeto de modo que intervenções educacionais de igual porte possam ser realizadas com ainda maior eficiência e eficácia
RAP Novembro a Dezembro 2001
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