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A nova administração pública e a abordagem da competência

By: GUIMARÃES, Tomas de Aquino.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Maio. /Jun. 2000Subject(s): gestão por competências | flexibilidade do trabalho | Administração PúblicaRAP Revista de Administração Pública 34, 3, p. 125-140Abstract: Este artigo analisa os conceitos e as características da nova administração pública e como a abordagemda copetência se insere nesse contexto. São descritos os quatro modelos da niva administração pública propostos por Ferlie et alii (1996): impulso para a eficiência, downsizing e descentralização, em busca da excelência, e orientação para o serviço público. Além disso, o artigo discute a aplicação, no setor público, da gestão baseada nas competências, bem como sua relação com a flexibilidade. A abardagem da competência é analisada, por um lado, como mecanismo de flexibilidade e de inovação da gestão organizacional e, por outro, como forma de controle e de exclusão sociais. O artigo discute também as dificuldades associadas à aplicação desses conceitos na gestão de organizações públicas. Ao final, sugere que o desafio dos gestores de organizações públicas passa pela competência de realizar a gestão dessas organizações com efiência e efetividade, baseada na prestação de um serviço público com qualidade e, ao mesmo tempo, orientada para o desenvolvimento e uso do conceito de cidadania
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Este artigo analisa os conceitos e as características da nova administração pública e como a abordagemda copetência se insere nesse contexto. São descritos os quatro modelos da niva administração pública propostos por Ferlie et alii (1996): impulso para a eficiência, downsizing e descentralização, em busca da excelência, e orientação para o serviço público. Além disso, o artigo discute a aplicação, no setor público, da gestão baseada nas competências, bem como sua relação com a flexibilidade. A abardagem da competência é analisada, por um lado, como mecanismo de flexibilidade e de inovação da gestão organizacional e, por outro, como forma de controle e de exclusão sociais. O artigo discute também as dificuldades associadas à aplicação desses conceitos na gestão de organizações públicas. Ao final, sugere que o desafio dos gestores de organizações públicas passa pela competência de realizar a gestão dessas organizações com efiência e efetividade, baseada na prestação de um serviço público com qualidade e, ao mesmo tempo, orientada para o desenvolvimento e uso do conceito de cidadania

RAP Maio a Junho 2000

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