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A crise e a busca de autonomia nas universidades federais brasileiras

By: SLEUTJES, Maria Helena Silva Costa.
Contributor(s): OLIVEIRA, Fátima Bayma de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Maio. /Jun. 1998Subject(s): Ensino superior | Autonomia AdministrativaRAP Revista de Administração Pública 32, 3, p. 29-46Abstract: Este artigo analisa o aspecto multifacetado da situação de crise das universidades federais brasileiras, considerada um fenômeno social rico e variado que ocorre fora e dentro destas instituições. São identificado os diferentes tipos de crise que vêm afetando as universidade, destacando-se a crise de identidade com o mundo contemporâneo e a crise de gestão do Estado brasileiro. Por tocar componentes profundos essenciais do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, comprometendo o futuro das próximas gerações, tal situação exige a adoção de mecanismos para que a universidade possa viver plenamente sua grande contradição de ser a guardiã do saber e a detentora do conhecimento, ao mesmo tempo que mantém seu coompromisso com a descoberta, numa dinâmica totalmente renovada. O artigo analisa especialmente a questão da autonomia, destcando a necessidade crescente de adoção de parâmetros mais modernos de administração para dar suporte às transformações que se fazem necessárias à sobrevivência do sistema. Apresenta também a peracepção de vários dirigentes de universidades federais localizadas no Rio de Janeiro
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Este artigo analisa o aspecto multifacetado da situação de crise das universidades federais brasileiras, considerada um fenômeno social rico e variado que ocorre fora e dentro destas instituições. São identificado os diferentes tipos de crise que vêm afetando as universidade, destacando-se a crise de identidade com o mundo contemporâneo e a crise de gestão do Estado brasileiro. Por tocar componentes profundos essenciais do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, comprometendo o futuro das próximas gerações, tal situação exige a adoção de mecanismos para que a universidade possa viver plenamente sua grande contradição de ser a guardiã do saber e a detentora do conhecimento, ao mesmo tempo que mantém seu coompromisso com a descoberta, numa dinâmica totalmente renovada. O artigo analisa especialmente a questão da autonomia, destcando a necessidade crescente de adoção de parâmetros mais modernos de administração para dar suporte às transformações que se fazem necessárias à sobrevivência do sistema. Apresenta também a peracepção de vários dirigentes de universidades federais localizadas no Rio de Janeiro

RAP Maio a Junho 1998

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