<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Ansiedad y miedo en el trabajo :
Normal view MARC view ISBD view

Ansiedad y miedo en el trabajo : la percepción del riesgo en las decisiones administrativas

By: MOTTA, Paulo Roberto.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Caracas : CLAD, Febrero 2003Online resources: Acesso Revista del CLAD Reforma y Democracia 25, p. 33-62Abstract: Nos últimos anos, o tema da ansiedade e do medo alcançou uma grande atenção, não só pela maior consciência social sobre fatores de risco mas também pela constante divulgação de hábitos e estilos de vida que afetam a saúde e o bem-estar humanos, como o estresse e a qualidade de vida. Em conseqüência, acentuou-se também o estudo de fatores do trabalho ocasionadores da ansiedade, principalmente os interligados ao risco e à incerteza na tomada de decisão. Os que se envolvem com a decisão gerencial pública lidam com mais incerteza e risco, não só por causa do desconhecimento humano sobre o futuro, mas também pela interdependência e desequilíbrio constante entre os diversos fatores de produção, de mercado e, principalmente, políticos e de poder. Estudos mais profundos sobre percepção de riscos sociais, originados na perspectiva cognitiva, presumem o risco como subjetivamente definido pelo indivíduo e influenciável por uma variedade de fatores psicológicos, sociais, institucionais e culturais. A partir desses dois pólos foi elaborada uma pesquisa da qual fizeram parte 154 dirigentes e gerentes, concentrando-se a análise nas na gestão pública.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Nos últimos anos, o tema da ansiedade e do medo alcançou uma grande atenção, não só pela maior consciência social sobre fatores de risco mas também pela constante divulgação de hábitos e estilos de vida que afetam a saúde e o bem-estar humanos, como o estresse e a qualidade de vida. Em conseqüência, acentuou-se também o estudo de fatores do trabalho ocasionadores da ansiedade, principalmente os interligados ao risco e à incerteza na tomada de decisão. Os que se envolvem com a decisão gerencial pública lidam com mais incerteza e risco, não só por causa do desconhecimento humano sobre o futuro, mas também pela interdependência e desequilíbrio constante entre os diversos fatores de produção, de mercado e, principalmente, políticos e de poder. Estudos mais profundos sobre percepção de riscos sociais, originados na perspectiva cognitiva, presumem o risco como subjetivamente definido pelo indivíduo e influenciável por uma variedade de fatores psicológicos, sociais, institucionais e culturais. A partir desses dois pólos foi elaborada uma pesquisa da qual fizeram parte 154 dirigentes e gerentes, concentrando-se a análise nas na gestão pública.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha