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Criação e gestão de redes : uma estratégia competitiva para empresas e regiões

By: VALE, Gláucia Maria Vasconcellos.
Contributor(s): AMÂNCIO Robosn | LIMA, Juvêncio Braga de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Abril/Maio/Junho 2006Subject(s): Capital social | competitividade | Desenvolvimento Regional | teoria dos jogosRA - USP Revista de Administração 41, 2, p. 136-146Abstract: As redes organizacionais encontram-se em franca proliferação hoje no mundo, em função dos condicionantes advindos com a globalização e as novas tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade associativa parece repercutir, diretamente, na capacidade competitiva das empresas e, também, no incremento da competitividade sistêmica do próprio território onde se insere. Torna-se, portanto, fundamental entender sua lógica de constituição, verificando, em particular, como ocorre a transição que leva as organizações a romperem com a barreira do isolamento para chegarem a um modelo cooperativo, típico dessas novas estruturas. Para isso é necessário identificar e mapear um novo agente social emergente, aqui designado Empreendedor Coletivo, cujo papel é, exatamente, gerar e explorar as sinergias decorrentes de vários tipos de ação coletiva. O propósito neste artigo é analisar a dinâmica e o impacto das redes empresariais na estratégia das empresas e o papel desses novos empreendedores como indutores de capital social - ingrediente vital para o nascimento da confiança e da cooperação que caracterizam os atuais processos de crescimento e desenvolvimento socioeconômico
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As redes organizacionais encontram-se em franca proliferação hoje no mundo, em função dos condicionantes advindos com a globalização e as novas tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade associativa parece repercutir, diretamente, na capacidade competitiva das empresas e, também, no incremento da competitividade sistêmica do próprio território onde se insere. Torna-se, portanto, fundamental entender sua lógica de constituição, verificando, em particular, como ocorre a transição que leva as organizações a romperem com a barreira do isolamento para chegarem a um modelo cooperativo, típico dessas novas estruturas. Para isso é necessário identificar e mapear um novo agente social emergente, aqui designado Empreendedor Coletivo, cujo papel é, exatamente, gerar e explorar as sinergias decorrentes de vários tipos de ação coletiva. O propósito neste artigo é analisar a dinâmica e o impacto das redes empresariais na estratégia das empresas e o papel desses novos empreendedores como indutores de capital social - ingrediente vital para o nascimento da confiança e da cooperação que caracterizam os atuais processos de crescimento e desenvolvimento socioeconômico

RA USP Abril Maio Junho 2006

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